Comunidade discute diretrizes do Plano Diretor para os próximos oito anos

Comunidade discute diretrizes do Plano Diretor para os próximos oito anos

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) promoveu o lançamento da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) de Araxá na noite desta segunda-feira (20), às 19h, no Clube Araxá. Até o final do ano, serão realizadas oito reuniões setoriais e duas audiências públicas, com o objetivo de atualizar as prioridades e as necessidades do município e dos cidadãos dentro da política de desenvolvimento urbano, além de avaliar os resultados do que já é realizado.

O PDE de Araxá é revisado de oito em oito anos e com a participação da comunidade é possível aperfeiçoar todas as ações estratégicas para que a cidade se desenvolva com qualidade de vida.

De acordo com o superintendente do IPDSA, Carlos Alberto Delfino Pereira, durante o trabalho de levantamento da revisão do PDE algumas controvérsias foram diagnosticadas.

“As principais delas são em relação à verticalização da cidade (construção de grandes edifícios na Zona Urbana), até que ponto precisa preservar a área central e até que ponto ela precisa desenvolver; ao macrozoneamento, ou seja, para qual setor a cidade deve crescer, além de alguns conflitos em setores da cidade”, afirma o superintendente.

“O prefeito quer que a discussão com a comunidade seja a mais democrática possível porque o Plano Diretor rege toda a estrutura da cidade. É como se fosse a convenção de um condomínio e é importante toda a comunidade participar para sabermos quais a melhores diretrizes a serem propostas”, acrescenta Delfino.

A avaliação do PDE está prevista para ser concluída em fevereiro do próximo ano. Depois o Executivo encaminhará um projeto de lei com as novas diretrizes para apreciação e votação dos vereadores. Se aprovado, será sancionado pelo prefeito Jeová Moreira da Costa.

O que já foi feito?

O IPDSA levantou em dois meses todos os pontos de controvérsias do Plano Diretor e suas leis. As principais estão relacionadas ao zoneamento, verticalização, parcelamento (do solo), desenvolvimento rural, meio ambiente e bacia do Barreiro.

Foi criado um núcleo gestor da revisão do Plano Diretor composto por representantes de todas as áreas da prefeitura e de entidades representativas que se reúnem todas as quartas-feiras, às 14h30.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi contratada e juntamente com o núcleo gestor irá promover os trabalhos de coleta, preparação e formatação das propostas de revisão do Plano Diretor.

Foram elaborados todos os questionários e material de divulgação que foram apresentados durante o lançamento oficial da revisão do Plano Diretor

Cronograma*

20/10 – Trabalho de Campo UFU – distribuição e recolhimento de questionários

07/11 – Seminário de Avaliação – 13h30

12/11 – Reuniões Setoriais – Desenvolvimento Econômico (Indústria, Comércio e Serviços) – 14h; Desenvolvimento Social (Saúde, Educação e Segurança) – 19h

13/11 – Reunião Setorial – Meio Ambiente, Esporte e Lazer – 8h

21/11 – Reuniões Setoriais – Desenvolvimento Rural – 8h; Habitação e Urbanismo – 14h

24/11 – Reuniões Setoriais – Obras e Mobilidade – 8h; Mineração e Água – 14h

24/11 – Audiência Pública – 19h

05/12 – Reunião Setorial – Turismo, Patrimônio e Cultura – 8h

05/12 – Audiência Pública – 13h30

*Todos os eventos acontecem no Clube Araxá

Notícias relacionadas