Super banner
Super banner

Conferência das Pessoas com Deficiência debate ações

Conferência das Pessoas com Deficiência debate ações

Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência - Foto: Isabella Lima

Da Redação/Isabella Lima – Cerca de 200 pessoas estiveram na 1ª Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência, nesta quinta-feira (26). Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, e com participação de entidades do setor, a conferência debateu a legislação para as pessoas com deficiência, discutindo a acessibilidade, educação e o mercado de trabalho.

Como resultado da conferência, o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, Ronaldo José Fonseca Ferreira, garantiu colocar em ação o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que existe no papel desde 1997, mas nunca funcionou na prática.

Ronaldo assumiu o compromisso de implementar o conselho dentro de 30 dias. De acordo com ele, a diretoria será indicada pelo governo municipal e por entidades que trabalham com pessoas com deficiência.

Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência - Foto: Isabella Lima

A diretora administrativa da Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada), Maria da Conceição Aguiar Santos (Cota), enfatizou a importância da conferência, e disse que é essencial informar a pessoa com deficiência e os familiares sobre os direitos, para que possam ajudar as instituições e cobrar ações do poder público.

“A sociedade ainda não respeita o deficiente, até por falta de conhecimento. A pessoa com deficiência não cobra, talvez por falta de informação. As entidades ficam atadas por não ter poder, e o poder público não efetiva a estrutura física de acordo com as leis de acessibilidade”, diz Cota.

A diretora da Fada explicou os termos corretos para as deficiências: o certo é ‘pessoa com deficiência’, que determina que a pessoa é mais importante que a deficiência, e são separadas em pessoa com deficiência física, pessoa com deficiência intelectual, pessoa com deficiência visual e pessoa com deficiência auditiva.

Notícias relacionadas