Super banner

Confira os destaques da reunião da Câmara Municipal desta terça (19)

Confira os destaques da reunião da Câmara Municipal desta terça (19)

Os vereadores Emílio de Paula Castilho, Luiz Carlos Bittencourt, Bosco Júnior, César Romero da Silva, Jairinho Borges e Fárley Pereira de Aquino fizeram uso da tribuna nesta terça (19).

 

Emílio de Paula Castilho

O Vereador Emílio abriu o Grande Expediente citando algumas ações que o Prefeito Aracely de Paula está tentando viabilizar para Araxá como a instalação de um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a canalização do Córrego Grande.

Comentou sua participação na solenidade de abertura do Programa “Patrulheiros Mirins”, que ocorreu no dia 13 de setembro no Teatro Municipal. O Projeto é uma iniciativa da Fundação Calmon Barreto e tem o objetivo de despertar nas crianças a necessidade de se valorizar o patrimônio público através do incentivo à “patrulha dos patrimônios históricos de Araxá”.

Indicação – Que tome providências, no Prédio onde funcionava o antigo Posto de Saúde do Bairro Tiradentes, para retomar atividades em benefício da comunidade e adjacências.

Indicação – Que faça estudo para resolver problema de captação de águas de chuva para os moradores da Rua Pernambuco, no Bairro São Geraldo.

Moção de Congratulações – Aos atletas da Academia Araxá de Jiu-Jitsu, pela participação e conquista de medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, na cidade de Nova Serrana (MG), e no Campeonato Internacional na cidade de Uberlândia (MG).

 

Luiz Carlos Bittencourt

O Vereador Luiz Carlos voltou a comentar a necessidade de um novo Velório Municipal, próximo ao cemitério São João Batista. Segundo o Vereador, as salas existentes no Passo da Saudade não estão comportando a demanda de Araxá. A ideia do novo velório é dar mais conforto as famílias e evitar o transtorno dos cortejos que atravessam a cidade.

Destacou a importância das Associações de Bairro e Rural que, segundo o Vereador, são elos de ligação da comunidade com o poder público e facilitam o diagnóstico dos principais problemas de cada região. O Vereador colocou seu gabinete a disposição para auxiliar na reativação dessas Associações.

Finalizando sua participação, ele comentou que o Deputado Bosco está trabalhando para conseguir novos investigadores para a Polícia Civil de Araxá, esse será o primeiro passo para a reabertura da Delegacia Rural araxaense.

Moção de Congratulações – Para a atriz e cantora Mariana Rios, pelo seu destaque no Programa Pop Star, da TV Globo.

Moções de Congratulações – À cantora Gabi Luthai, por sua apresentação no Rock in Rio.

 

Bosco Júnior  

O Vereador Bosco Júnior usou seu tempo regimental para apresentar diversas indicações:

Indicação – Estudo para faixa de pedestres elevada em frente ao Cemei na Rua Antônio de Freitas, bairro Abolição.

Indicação – Estudo para mudança da mão de direção para mão única na Rua José Pinto da Silva, bairro Abolição.

Indicação – Ao 37º BPM, que estude a possibilidade de Policiamento ostensivo no bairro Abolição, no período de 17h às 18h30, para coibir motoqueiros que praticam manobras perigosas e a prostituição nas imediações do Bairro.

Indicação – Pintura e sinalização horizontal nas principais ruas do bairro Abolição.

Indicação – Retirada dos veículos abandonas em terreno da Rua José Ambrósio da Silva, bairro Abolição.

Indicação – Criar uma praça ou revitalizar espaço existe na confluência das Ruas Benedito Porto, José Ambrósio da Silva e Sebastião Eustácio Ferreira, no Bairro Santa Mônica.

 

César Romero da Silva

O Vereador Garrado comentou a situação dos Conselhos e Entidades que será debatida em Fórum Comunitário solicitado pelo Vereador Luiz Carlos. Segundo o Vereador, as entidades que estão recebendo o repasse de verbas e prestando contas de cada uma das parcelas, estão recebendo normalmente e que todas que procederem conforme o estabelecido por lei, receberão os repasses.

Destacou a necessidade de flexibilização do pagamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU) e sugeriu uma reunião com o Prefeito para avaliar a possibilidade de se reduzir os juros e parcelar a entrada tentando, desta forma, adequar o imposto a realidade da população.

Moção de Congratulações – Aos organizadores do 7º Enduro Dona Beja, pelo sucesso na realização do evento.

Indicação – Estudo para instalação de redutor de velocidade na Avenida Pedro de Paula Lemos, próximo ao número 1540, no Bairro Santa Rita.

 

Jairinho Borges

O Vereador aproveitou seu discurso para apresentar seu reconhecimento ao Deputado Federal Mário Heringer (PDT) pela verba de custeio de 150 mil destinada à Santa Casa de Araxá.

Jairinho anunciou que lançará, ainda no mês de setembro, o Projeto Araxá Mais Verde. Parcerias já foram fechadas com o Pequeno Jardineiro, Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e Executivo Municipal dentre outras entidades. O concurso para criação da logomarca e do slogan do projeto já foi realizado e os vencedores serão premiados após o lançamento da iniciativa.

Indicação – Estudo para tapa buracos e recapeamento na Rua Padre Ancarjo, ao lado do campo Chácara Dona Adélia.

Indicação – Recapeamento na Rotatória da Rua da Banheira, no cruzamento com Avenida Dâmaso Drummond.

Indicação – Estudo para aumentar estacionamentos para motocicletas no Centro da cidade.

Indicação – Estudo para redutor de velocidade na Avenida Sebastião Ferreira Pinto, na altura do número 70, no Bairro Ana Pinto de Almeida.

Moção de Congratulações – Ao Atleta Jhonatan de Castro, pelo seu desempenho na etapa final do mundial de Triátlon 2017, realizado na Holanda.

 

Fárley Pereira de Aquino

Último vereador a usar a Tribuna, Fárley apresentou as seguintes indicações:

Indicação – Implantação, em todas as Unidades de Saúde e na UPA, de café da manhã para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Indicação – Instalação de câmeras de segurança na Avenida Dâmaso Drummond, na rotatória com a Avenida Padre Anchieta.

Indicação – Estudo para destinação de vigias para fazer segurança no ponto de ônibus central, abaixo do Teatro Municipal, nos horários de pico.

Indicação – Sinalização horizontal e vertical e redutor de velocidade na Rua Leninha Rocha, no Jardim Europa.

Moção de Congratulações – À Padaria Central, pelos mais de 30 anos de serviços prestados à comunidade araxaense.

 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *