Super banner
Super banner

Construção civil cresce 11,7% no terceiro trimestre

Construção civil cresce 11,7% no terceiro trimestre

A construção civil foi o segmento da atividade industrial que mais cresceu no terceiro trimestre do ano, em comparação com igual período de 2007, registrando taxa de 11,7%. A informação foi divulgada hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda segundo o IBGE, o setor extrativo mineral apresentou elevação de 7,8%, em conseqüência do aumento da produção de petróleo (6,2%), gás (10,6%) e da produção de minério de ferro.

De acordo com o IBGE, a indústria obteve o melhor desempenho no terceiro trimestre do ano, em comparação com igual período de 2007, com crescimento de 7,1%, entre os setores que contribuem para a geração do valor adicionado. Em seguida, aparecem a agropecuária (6,4%), e setor de serviços (5,9%).

O valor adicionado a preços básicos apresentou aumento de 6,3% e os impostos sobre produtos tiveram elevação de 10,1%.

Entre os quatro subsetores do setor industrial, todos apresentaram taxas positivas na comparação do acumulado do ano de 2008, sendo que o destaque foi o crescimento da construção civil (10,2%). A indústria de transformação e a extrativa mineral apresentaram crescimento de 6,1% e 5,6%, respectivamente. Já a eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana registraram elevação de 4,9%.

O setor de serviços apresentou crescimento de 5,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior, principalmente os de informação (10,0%); comércio (atacadista e varejista) com uma taxa positiva de 9,8% e intermediação financeira e seguros (8,8%).

Os subsetores que apresentaram crescimento mais tímido no terceiro trimestre de 2008, em comparação com o ano passado foram os de serviços imobiliários e aluguel (2,9%) e administração, saúde e educação pública (2,5%).

Notícias relacionadas