Super banner

Convênio permitirá mais leitos de UTI na Santa Casa

Convênio permitirá mais leitos de UTI na Santa Casa

A Prefeitura de Araxá irá celebrar mais um convênio com a Santa Casa de Misericórdia com o objetivo de disponibilizar um novo auxilio financeiro à instituição. O projeto de lei já foi aprovado na Câmara nesta quinta-feira, 3. A ação do Executivo possibilitará a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O valor do auxílio firmado de R$ 155.019,00 tem como destino a reforma da usina de oxigênio. O secretário de Saúde, Dr. Alonso Garcia, comemora o novo convênio estabelecido destacando o auxílio na oferta de leitos para quadros graves no sistema público de saúde.

“Sem o funcionamento adequado da usina de oxigênio, seria inviável a abertura de novos leitos de UTI. Desde que fechou a Casa do Caminho tivemos uma piora na oferta desses leitos, que já era deficitária. Além desse convênio, temos o repasse mensal estabelecido via Sistema único de Saúde (SUS), que é feito pela Secretaria de Saúde”, destacou.

De acordo com a superintendente da instituição, Diane Dutra Cardoso Borges, o convênio auxiliará futuramente na duplicação da quantidade de leitos de UTI. Atualmente, os 10 leitos disponíveis permanecem preenchidos 24 horas.

“Hoje temos 10 leitos de UTI e já equipamos para aumentarmos para 20, mas eu não consigo atender esse total com o oxigênio que temos disponível atualmente. Este convênio ajuda no aumento da produção e para atendermos o paciente com segurança, tanto na questão da energia quanto do oxigênio. Assim que a verba entrar já começará a reforma, pois isto para gente é urgente”, afirmou.

O projeto aprovado segue para sanção do prefeito Aracely de Paula com a publicação no Diário Oficial do Município de Araxá (DOMA). A verba é destinada exclusivamente para a reforma. Os custeios de funcionamento e contratação de profissionais deverão ser realizados com o repasse mensal feito via SUS.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *