Super banner
Super banner

Copasa anuncia 100% do esgoto tratado a partir de março de 2011

Copasa anuncia 100% do esgoto tratado a partir de março de 2011

A construção de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em Araxá deve ser finalmente concluída em março de 2011. O alto escalão da diretoria da companhia e o prefeito Jeová Moreira da Costa visitaram nesta sexta-feira (23) as obras da estação central fica às margens da BR-262, sentido Belo Horizonte, próximo ao antigo Clube do Ganso.

A expectativa é que o município passe a ter 100% do seu esgoto tratado a partir de março próximo quando a ETE Central começa a operar.  A obra que foi iniciada em 2004 tinha a previsão de entrega para 2007, mas atrasou devido a problemas burocráticos, como negociação de áreas por onde passam as redes de esgoto e licenciamentos ambientais.

Com a obra finalizada, o município terá mais receitas, pois Araxá terá direito ao ICMS Ecológico que é uma espécie de prêmio que o governo de Minas oferece aos municípios que têm tratamento de esgoto. Atualmente, o município tem apenas 80% do esgoto tratado.

O investimento de R$ 8,6 milhões na obra foi viabilizado pelo governo de Minas Gerais, por intermédio da Copasa. O repasse do recurso faz parte do compromisso assumido pela companhia em novembro de 2002, quando assinado o contrato de renovação da concessão de água e de assunção dos serviços de esgotamento sanitário com a Prefeitura de Araxá.

O diretor de Operação e Gestão da Copasa, Gelton Palmieri Abud, diz que faltam apenas 7% da obra para ser concluída. “Podemos dizer que estamos na fase final de conclusão da obra, houve alguns atrasos, mas estamos concluindo esta importante obra para a cidade de Araxá. A nossa expectativa é que o 100% do esgoto de Araxá comece a ser tratado no mais tardar em abril próximo.”

O prefeito Jeová afirma que Araxá passará a ser modelo para o Estado. “São poucos os municípios mineiros que possuem 100% do esgoto tratado e Araxá será uma privilegiada. Estamos satisfeitos com esta visita à ETE Central, pois percebemos que as obras estão prestes a serem concluídas. Um projeto que começou a ser desenvolvido em governos anteriores e que vamos ter o prazer de entregar à comunidade araxaense no início de 2011.”

Notícias relacionadas