Super banner
Super banner

Copasa em Araxá recebe recertificação da ISO em 2014

Copasa em Araxá recebe recertificação da ISO em 2014

copasa araxá

Em Araxá, o processo de controle de qualidade da água distribuída à população passa por rigorosos padrões de análise, seguindo o modelo de excelência em saneamento que a Copasa adota em todos os 631 municípios em que atua. Atendendo aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, na portaria 2.914, a água é constantemente analisada em uma rede de laboratórios da empresa estabelecidos no interior do Estado e um laboratório central em Belo Horizonte.

Tal padrão de controle de qualidade, aliado aos processos de gestão e atendimento aos clientes, renderam ao sistema da Copasa em Araxá, em 2002, a certificação da ISO 9001. Neste ano, a unidade provou, mais uma vez, sua competência ao obter a recertificação. O sistema só é recertificado ao demonstrar inovação e alcance de melhorias, comprovadas por auditorias realizadas a cada três anos.

A ISO 9001/2008 especifica requisitos para um sistema de Gestão da Qualidade em que a Companhia precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos regulamentares aplicáveis que objetivam aumentar a satisfação dos clientes.

Em Araxá, o sistema de abastecimento de água é certificado. Para isso, padrões como processo de captação de água, tratamento, distribuição e atendimento aos clientes foram audidatos. Ainda atendendo aos requisitos da norma ISO 9001/2008 os sistemas de gestão da qualidade, responsabilidade de direção, gestão de recursos, realização do produto, medição e análise de melhoria foram avaliados.

Neste ano, a certificação foi conferida pela SGS ICS Certificadora, que destacou a maturidade do sistema e o comprometimento de todos com a gestão de qualidade. “O comprometimento de toda a equipe diariamente, atrelado aos procedimentos de gestão de qualidade, acarretam em certificações que comprovam o processo de melhoria continua”, destacou Geraldo Magela, gerente do Distrito do Alto Paranaíba.

Dentre as várias premiações que a Copasa em Araxá já recebeu, destacam-se o PNQS (Prêmio da Qualidade em Saneamento), PMQ (Prêmio Mineiro de Qualidade), ISO 9001/2000 no ano de 2002 e recertificação nos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014, Sati (Sistema de Atendimento Integrado), entre outros.

Notícias relacionadas