Super banner
Super banner

Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar acidentes com fogos de artifício

Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar acidentes com fogos de artifício

Fogos de fim de ano

Com a proximidade da virada do ano, muitas pessoas compram fogos de artifício dos mais diversos tipos. No entanto, é preciso algumas precauções para que a alegria do ano não se transforme em um acidente grave.

O primeiro passo é evitar a compra de material clandestino. “É importante observar se o local de venda é credenciado pelo Corpo de Bombeiros”, explica o Cabo Ramon Rei, do 7º Batalhão de Bombeiros de Montes Claros, no Norte de Minas. “Nessas lojas, os vendedores passam por um treinamento para que estejam em condições de orientar os usuários sobre as medidas de segurança e o estabelecimento possui iluminação blindada contra explosões, extintores e portas corta-fogo para evitar a propagação de incêndios”, explica o  militar. 

O Cabo Ramon orienta também que a primeira providência para quem comprar os fogos de artifício é ler atentamente as instruções contidas na embalagem. “ Mesmo com a orientação do vendedor, é indispensável ler todo manual para o manuseio correto e evitar acidentes”, alerta. O bombeiro alerta também que os fogos devem sempre ser soltos em locais abertos e distantes de material combustível e áreas de concentração de público. Ele lembra que há fogos específicos para crianças, adultos e profissionais e que essa classificação deve ser respeitada. As outras dicas são nunca armazená-los em locais úmidos e nem tentar a sua reutilização, caso tenham falhado. “Mas a principal orientação é nunca soltar fogos após uso de bebida alcoólica. Álcool e fogos não combinam”, alerta.

Dentre os principais acidentes causados pelos fogos estão as queimaduras, amputação dos dedos e das mãos, cegueira e trauma acústico provocado pelo barulho da explosão.

Veja a classificação dos fogos:

Classe A (Infantil) – Podem ser vendidos a menores e sua queima é livre (recomendável assistência de adultos).

Classe B (Juvenil) – Podem ser vendidos a menores, mas a sua queima é proibida em terraços, portas ou janelas que tenham proximidade com vias públicas (recomendável assistência de adultos).

Classe C (Adulto) – Venda proibida a menores de 18 anos.

Classe D (Profissionais) – Venda proibida a menores de 18 anos. Só pode ser queimado com licença prévia da autoridade competente.

Mesmo com todos os cuidados, os fogos podem causar acidentes. Veja o que fazer:

Cubra o local afetado com um pano limpo. Nunca fure as bolhas, elas ajudam a proteger a área queimada

Não retire roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões

Não use pomadas, manteiga ou qualquer substância sem ordem médica, nem toque as lesões com as mãos

Procure socorro médico imediatamente. Se houver sangramento, faça um curativo com gaze ou um pano bem limpo até a chegada do socorro

Em caso de acidentes, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 

Notícias relacionadas