Super banner
Super banner

Corpo de Bombeiros vistoria escolas da rede municipal de ensino

Corpo de Bombeiros vistoria escolas da rede municipal de ensino

Fotos cedidas pelo Corpo de bombeiros

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO O 5° Pelotão do Corpo de Bombeiros realizou vistoria em três escolas municipais e constatou que em duas delas –  Araci Pedrelina de Lima e Leonilda Montandon (Caic) – apresentam irregularidades. A outra escola vistoriada foi a Francisco Braga.

A presença do Corpo de Bombeiros a essas escolas foram pedidos do Ministério Público e, por meio de denúncias anônimas referentes a estrutura de cada unidade de ensino.

De acordo com o vistoriador, sargento José Márcio Aparecido Nogueira, a Araci Pedrelina de Lima não possui projeto de prevenção contra incêndio de pânico e a estrutura da edificação está comprometida. “A estrutura apresenta rachaduras e infiltrações. Segundo informações das próprias pessoas que trabalham no dia-a-dia da escola, quando chove lá é difícil ficar em algum local que não tenha goteiras. Eles reclamam muito lá também de pardais que invadem a maioria da sala de aula e o refeitório. O parquinho de diversões já está todo enferrujado e a diretora da escola não está deixando as crianças brincar ali por ter risco de acidentes”, diz o vistoriador.

Outra escola vistoriada foi o Caic que, segundo o sargento Nogueira, a situação é bem grave, pois, os vários problemas constatados colocam em risco quem trabalha no local. “A ferragem da escada está apodrecida e exposta devido as ferrugens que pode provocar acidentes. Nós tivemos acesso a cobertura da edificação composta por canaletas, local perfeito para os pombos fazerem os ninhos (com material composto por capim), aí, entopem as calhas de escoação da água, invasão de pombos em salas de aula e defecam principalmente no ginásio. Não tem condições de uso e o fato é grave. Foi detectado também o grande acúmulo de entulho em volta do ginásio. Tem uma central de gás (com 28 botijões) fica em um acesso fácil para os alunos. A estrutura do prédio precisa de manutenção geral”, acrescenta o sargento.

O Corpo de Bombeiros solicitou algumas providências a serem tomadas pelas diretorias das escolas como uma vistoria técnica que seja realizada por um especialista em engenharia na edificação, apresentar no Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico – SSCIP do 5º Pelotão de Bombeiros Militar um laudo de segurança estrutural da edificação e a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART referente ao mesmo e a reforma da estrutura.

Já na Francisco Braga, o Corpo de Bombeiros constatou que o espaço já estava com reforma viabilizada pela Prefeitura Municipal de Araxá e não apresentou muitos problemas semelhantes às outras duas escolas. “No ano passado, tivemos um incêndio que queimou toda a parte de telhado, apresentava várias rachadura, tinha sala de aula interditada devido ao rebaixamento do telhado, mas a situação já está sendo sanada, exceto a questão do projeto de prevenção de incêndio de pânico que até hoje ainda não deu entrada no Corpo de Bombeiros”.

Os relatórios das vistorias realizadas foram encaminhados para o Ministério Público. “Já se trata de uma questão social. A gente passou a situação para o Ministério Público tomar as providências cabíveis com relação a essas escolas. Na Araci Pedrelina, estamos aguardando esse laudo do engenheiro exatamente para testar a condição de segurança estrutural. Dependendo do laudo que for apresentado, se não tiver condições, com certeza, será interditado”.

“Agora já o Caic seria mais uma ação conjunta do Ministério Público, da Vigilância Sanitária e da Prefeitura Municipal para tentar solucionar esse problema. Lá verificou uma questão mais até de saúde dos próprios alunos e são manutenções básicas que podem ser feitas. Do Caic, está uma situação crítica, mas em termos estruturais aparentemente não apresenta riscos imediatos”, esclarece o vistoriador.  

Outras escolas de Araxá devem ser vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros. 

Prefeitura

O chefe de Departamento da secretaria municipal de Educação, Fernando Afonso de Rezende, afirmou que a pasta ainda não recebeu os laudos das referidas escolas que apresentam irregularidades nas vistorias do Corpo de Bombeiros.

Fernando ressalta que a Escola Municipal Araci Pedrelina de Lima já está em processo de licitação e a reforma do espaço deve ocorrer no final de outubro.  A Escola Municipal José Bento que está na zona rural também vai passar por reforma prevista também para este período.

Ele citou também que as escolas municipais Manoela Lemos, Antônio Augusto de Paiva (Mourão Rachado) e Francisco Primo de Melo e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Dona Delica Valle já estão em fase de levantamento de projeto orçamentário para entrarem em licitação.

Em relação ao Caic, Fernando coloca que as reformas devem acontecer no início de 2014, após as quatro escolas estiverem em processo de licitação, mas, segundo ele, a Prefeitura já está prestando a manutenção hidráulica. Já a manutenção elétrica deve ser feita a partir da próxima semana.  

O servidor da secretaria de Educação ainda deixou claro que o objetivo da pasta é sempre oferecer maior apoio quanto material como de logística para todas as unidades de ensino do município. 

Notícias relacionadas