Super banner

Corrida pela presidência da Câmara esquenta nos bastidores

Corrida pela presidência da Câmara esquenta nos bastidores

Após o recesso de julho, as atividades da Câmara Municipal de Araxá foram retomadas nesta semana e um dos projetos mais comentados que tramitam na Casa é o direito à reeleição para presidente, previsto entre as alterações no novo regimento interno e na nova Lei Orgânica do Município (LOM), que tramitam na Casa e serão votados até o final do ano.

Na disputa pela cadeira, os vereadores José Maria Lemos Júnior (DEM), o Juninho da Farmácia (o primeiro a se candidatar oficialmente), e José Domingos Vaz (PDT), atual vice-presidente, já demonstram interesse.

Em relação à reeleição, o atual presidente Carlos Roberto Rosa (PP), já fala sobre o assunto mais abertamente e diz que pretende continuar à frente da Casa durante o período 2011/2012.

Junto com ele, uma administração sólida e bastante elogiada pela imprensa e comunidade, principalmente porque tornou o legislativo mais democrático através dos Fóruns Comunitários e Fóruns da Cidadania, lançou as obras da nova sede do Legislativo que está prevista para ser inaugurada em setembro, anunciou o Museu da Memória Legislativa Araxaense logo após a transferência para a avenida João Paulo II, além do bom relacionamento com todos os vereadores.

“Cabe agora sabermos se vamos ter a votação das novas propostas (regimento interno e LOM) em bloco ou individualmente (por emendas) com a modificação de alguns aritgos, caso não seja possível mudar todo o regimento interno. Não que seja uma preferência do atual presidente, pretendemos também candidatar, certamente podemos negociar essa questão da reeleição. Pretendemos ser reeleito, saber essa possibilidade e haver um consenso entre os colegas vereadores”, afirma Roberto.

“Se presidente da República tem direito, governador tem direito, prefeito tem direto, eu também entendo que o presidente da Câmara tem o direito de ser reeleito. Até o fim do anos vamos ter isso definido e vamos buscar um consenso para ver o que vai ser melhor para Araxá”, acrescenta o presidente.

A busca pela presidência se intensifica nos bastidores entre os vereadores e em breve a cidade conhecerá quem irá disputar, junto com Juninho, a cadeira.

Principais alterações propostas no novo regimento interno e nova LOM

– Reeleição para presidente da Câmara.

– Sistema mais ágil de votação dos projetos (voto único).

– Menor tempo para uso da tribuna para que mais vereadores possam se pronunciar.

– Fim do recesso de julho.

– Alteração da data de posse dos vereadores do dia 1º de janeiro para o dia 28 de dezembro.

Notícias relacionadas