Super banner

Criação do Conselho Antidrogas segue para aprovação na Câmara

Criação do Conselho Antidrogas segue para aprovação na Câmara

Criação do Conselho Antidrogas segue para aprovação na Câmara 1

Da Redação/Raphael Rios – Foi assinado na manhã de hoje (21), de forma simbólica, a criação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) entre os poderes Executivos e Legislativos. O projeto de lei já foi encaminhado e tramita na Câmara Municipal. A ação faz parte dos trabalhos da Comissão de Apoio, Enfrentamento e Cuidado ao uso de Álcool e outras Drogas (Caecad), que está realizando a Semana Municipal de Combate às Drogas, que teve início ontem com um debate sobre o filme “Meu Nome não é Johnny”.

O grande objetivo da comissão é consolidar uma política pública municipal sobre drogas no município. Logo após a criação do Comad, a comissão deixará de existir e os trabalhos serão centralizados no Conselho Antidrogas. A assinatura simbólica entre o prefeito Miguel Alves Ferreira Júnior e o vice-presidente da Câmara, José Maria Lemos Júnior, foi aplaudida de pé por todos os presentes no auditório da Acia.

 “É uma luta colegiada. Precisamos ter cabeças pensantes de diversos setores da sociedade para discutir essa questão, que nos incomoda tanto, que é o crescimento das drogas. A formação de um conselho como este vai abrir fóruns e soluções vão aparecer. Ninguém tem a fórmula pronta. A partir de discussões colegiadas, nós vamos melhorar o enfrentamento e o combate as drogas em Araxá”, diz Miguel Júnior.

De acordo com Anderson Alves Costa, as atividades são só o início de um longo trabalho. “Temos lutado bastante para uma mobilização social e precisamos somar esforços para realizarmos um bom trabalho. Esse é o nosso pontapé inicial para fortalecermos ainda mais o nosso município em relação ao combate e o enfrentamento às drogas”, diz.

Segundo Anderson, no projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal, estão presentes instituições de representatividade governamental e não-governamental que possam fazer do conselho intersetorial e bastante diverso assim que criado. Os principais eixos de atuação do conselho serão a prevenção, o enfrentamento, tratamento e pesquisa.

Logo após a assinatura, foi iniciada a Conferência de Abertura: Vulnerabilidade Social e Ações do Estado para Prevenção ao Uso de Drogas. O hoje acontecem ainda vários debates e a semana será encerrada amanhã com uma caminhada de conscientização que sairá do estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim às 9h.

Criação do Conselho Antidrogas segue para aprovação na Câmara 2

Notícias relacionadas