Super banner
Super banner

Crise mundial faz TG reduzir número de atiradores em Araxá

Crise mundial faz TG reduzir número de atiradores em Araxá

O Tiro de Guerra de Araxá (TG) teve que reduzir o efetivo de atiradores para 2009 devido ao corte no orçamento das Forças Armadas em conseqüência da crise financeira mundial. No dia 19 de março haverá a solenidade de início das atividades e a posse do diretor do TG, que sempre é o prefeito da cidade.

Segundo o chefe do TG em Araxá, sargento Juarez Souza da Silva, a informação da queda no número de atiradores foi repassada em janeiro e se confirmou que este ano haveria a redução no efetivo do Exército e dos Tiros de Guerra, que poderiam incorporar só uma turma. Em Araxá, que normalmente tem três turmas, a queda foi de 150 para 50 atiradores.

Com o efetivo reduzido, a coordenação do TG terá que reavaliar as parcerias que mantinha na cidade. “Com menos atiradores ficará mais difícil, ainda mais porque nesses trabalhos que nós chamamos de extracurricular a  nossa participação é feita de forma voluntária”, destaca.

O TG é parceiro na realização de eventos como a Copa Internacional de Mountain Bike, Corrida Rústica, Campanha do Óleo do Rotary, Corrida 1º de Maio e demais eventos, que serão prejudicados pela redução de um terço dos atiradores.

Prejuízo

A redução de efetivo será prejudicial em várias frentes, segundo Juarez. “O Exército já tem uma estrutura montada para atender um determinado número de jovens que presta o Serviço Militar. Então, nós teremos essa capacidade de trabalho ociosa no decorrer deste ano e também pelas atividades que o Exército realiza no Brasil inteiro, na área social e de desenvolvimento nacional.”

Volta a normalidade

Para o sargento, a situação é momentânea. “Esta redução não é boa para o Exército, de uma forma geral. A gente sabe que a crise financeira mundial tem consequências para todos nós. Mas já existem previsões de que no terceiro trimestre o Brasil volte a crescer e isso pode influenciar na decisão do governo de não restringir o orçamento das Forças Armadas.

O jovem inserido no TG

Neste ano, 100 jovens perdem a chance de participar do TG. “Eles passam cerca de um ano com a gente recebendo instruções que vão levar para o resto da vida. O Exército prioriza a hierarquia, o compromisso, a responsabilidade, a disciplina, que são característica importantes para qualquer pessoas em qualquer atividade”, afirma.

Além disso, os atiradores participam de atividades voluntárias, muitos deles pela primeira vez. “Normalmente, eles chegam sem nunca ter participado de uma atividade desse tipo, a gente inserindo eles na área voluntária, percebem sua vida se abrindo para um mundo novo e isso é importante para quem esteja ingressando na vida adulta”, diz.

TG

O TG é uma organização do Exército destinada à prestação do serviço militar inicial. Sua diferença para os demais quartéis da Força Terrestre é que se destina à formação de reservistas de 2° classe, seus recrutas, chamados de atiradores de Tiro de Guerra. Eles têm instrução militar nos finais de semana. Só pode participar do Serviço Militar no TG o jovem morador da cidade que é sua sede.

Notícias relacionadas