Super banner

CSD participa de audiência pública sobre políticas publicas e direitos dos idosos

CSD participa de audiência pública sobre políticas publicas e direitos dos idosos

CSD

A equipe do Colégio São Domingos participou de uma Audiência Pública sobre Políticas Públicas e Direitos dos Idosos. Atendendo a um pedido da escola, o Vereador Alexandre – Irmãos Paula – solicitou a audiência. A equipe do Colégio apresentou o Projeto Geração Entreolhares com Arte realizado há 4 anos no Recanto do Idoso São Vicente de Paulo. E ainda, expôs, através de uma pesquisa, a situação do idoso no Brasil e em Araxá, assim como os desafios para criação de políticas públicas que atendam essa faixa etária da nossa população. Lembrando que as solicitações feitas foram em busca de criação efetiva de políticas públicas e não apenas direcionamento do Fundo Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso que tem fins específicos e não garantem a continuidade de ações uma vez que é mantido por doações.

Apenas políticas públicas são capazes de dar sustentabilidade às ações.

Pedidos realizados ao poder público:

? realização de estudo em parceria com universidades para elaboração e realização de pesquisas (diagnóstico do município), que possam atender outras demandas além do idoso.

? união das equipes para traçar planos comuns de trabalho considerando diagnostico- saúde, ação social, esporte,etc. (Criação de uma comissão de análise temporária e nomear responsável pela gestão da demanda a longo prazo).

? disponibilizar funcionários especialistas contratados para atendimento demanda das duas instituições que abrigam idosos residentes (terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais), uma vez que o município não tem essa oferta de tratamento de longa permanência.

? incluir ações para a 3ª idade (campeonatos, mini maratonas, aulas na praça, etc) contribuindo para a demanda de envelhecimento ativo.

? divulgar a delegacia do idoso.

? incluir no orçamento municipal verbas específicas de atendimento às demandas.

Há 4 anos o Colégio São Domingos trabalha com essa causa, realizando ações junto ao Recanto do Idoso, conscientizando e estudando com nossos alunos essas necessidades.

“Agradecemos a abertura do espaço em tão importante audiência e fazemos votos para que mudanças possam ser alcançadas e que nossa cidade seja, cada dia mais, o melhor lugar para se viver.”

Notícias relacionadas