Super banner
Super banner

Curso de Agronomia do Uniaraxá é aprovado pelo MEC

Curso de Agronomia do Uniaraxá é aprovado pelo MEC

José Carlos da Silva, coordenador do curso de Agronomia do Uniaraxá - Foto: Jorge Mourão

Da Redação/Jorge Mourão – O curso de Agronomia do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) foi recentemente aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), após uma criteriosa avaliação promovida no final do ano passado por uma comissão avaliadora, com vistas ao reconhecimento. Instalações, corpo docente e projetos pedagógicos foram alguns dos quesitos vistoriados, de acordo com o coordenador do curso, professor José Carlos da Silva.

Receber comissões para avaliação faz parte do cotidiano de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O destaque para o Uniaraxá deve-se ao êxito que vem obtendo em todas as avaliações. Desta vez, o centro universitário comemora o reconhecimento do curso de Agronomia.

“É um processo anual do MEC e quando o curso completou quatro semestres foi feita essa vistoria no ano passado. Para que fosse aprovado, tivemos uma nota superior a 3 pontos através da avaliação de vários pontos”, acrescenta o coordenador.

O curso de Agronomia oferece aos seus alunos oportunidades de vivenciar a prática e também as teorias ministradas em sala de aula. O Uniaraxá conta com excelente estrutura de laboratórios, além dos convênios e parcerias com entidades do setor.

Segundo José Carlos, o mercado no setor de agronomia está a cada dia mais crescente e o profissional tem a possibilidade de atuar tanto na região quanto em outros Estados do país. “O Brasil é o país do agronegócio, tem temperatura ideal para o plantio em quase todas as épocas do ano, e dependendo podemos ter três safras irrigadas no decorrer do ano. E quem com que o campo tenha produtividade é produtor juntamente com o seu maior aliado que é o agrônomo”, destaca José Carlos.

“A agronomia possui áreas bastante intensas. Trabalha com gado, florestas, grãos, pastagem, ou seja, são bem abrangentes. Inclusive, o agrônomo não abraça todas as áreas; ele vai se especializar em uma delas, no mercado que ele escolher, e acaba sendo atuante dentro desses vários focos que eu citei”, acrescenta o professor.

Ele ressalta que outro setor em que o agrônomo pode atuar é no ramo de pesquisa. “Com uma iniciação científica e inovação tecnológico o agrônomo também tem a possibilidade de se destacar profissionalmente. A agricultura cresce, a genética crescem, as cultivares crescem. É muito amplo, o profissional é que vai determinar o quanto ele quer investir em sua carreira, vai depender dele”, diz.

O agrônomo que o Uniaraxá forma terá todas as condições para a aplicação da ciência do trabalho no campo, estando apto a rediscutir problemas e propor soluções inovadoras – o que um mercado de trabalho em franca expansão busca em seus profissionais.

Durante o curso são trabalhadas disciplinas humanísticas e de caráter específico, como por exemplo, topografia; conservação e manejo de solos; plantas medicinais, jardins e paisagismo; anatomia e fisiologia animal; gestão do agronegócio; elaboração e análise de projetos agropecuários e agroindustriais; produção e tecnologia de sementes; irrigação e drenagem; adubos e adubação; fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas; desenho técnico e construções rurais, genética e bioquímica, dentre outras. São também oferecidas aos alunos as disciplinas optativas, as quais os alunos escolhem qual área desejam conhecer melhor.

Vestibular agendado

Para quem se interessar em ingressar no curso ainda este ano, o Uniaraxá oferta em julho o vestibular agendado para as vagas que ficaram remanescentes no processo seletivo de junho. Serão três terças-feiras – dias 12, 19 e 26 de julho.

Ficou interessado! Acesse o site www.uniaraxa.edu.br e saiba mais.

Notícias relacionadas