Super banner

Curso defende maior atuação do servidor na busca dos seus direitos

Curso defende maior atuação do servidor na busca dos seus direitos

Gilson, Aldo, Miguel Jr., Roberto e Hely - Foto: Sinplalto

Da Redação/Jorge Mourão – O Curso de Qualificação de Dirigentes Sindicais foi iniciado nesta manhã (16), no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla), com a participação de 37 inscritos entre servidores e demais interessados de Araxá e mais nove municípios.

O evento promovido pela Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) conta com palestrantes especialistas no movimento sindical e reconhecidos nacionalmente. O curso visa acelerar a modernização da gestão das classes representativas para torná-la mais eficaz e respeitada.

O presidente da Fesempre, Aldo Liberato, destaca que o curso tem o objetivo maior de organizar o sindicalismo com foco na cidadania, diferentemente de outros tempos. “Hoje nos preocupamos com o servidor público e seus familiares. Infelizmente o servidor público tem os menores salários, na maioria dos municípios ganham um salário mínimo e as prefeituras são as empresas que mais empregam. A gente quer tentar mudar isso para que os dirigentes lutem um pouco mais para melhorar essa realidade”, destaca Aldo.

Com a aplicação do módulo em Araxá, a Fesempre atende a uma antiga reivindicação do Sinplalto. “O Hely (Aires, presidente do Sinplalto) tem feito um trabalho excelente para a região do Alto Paranaíba no âmbito sindical. Acreditamos que promovendo essa iniciativa com o apoio do Sinplalto estaremos contribuindo para o fortalecimento do movimento dos servidores na região, pois o objetivo é acelerar a modernização das entidades representativas da categoria profissional, levando a uma maior eficiência e profissionalização da gestão,” acrescenta o presidente da Fesempre.

Para Hely Aires, que também é secretário interestadual da Fesempre, o curso é uma oportunidade única. “O nosso sindicato passa por reformulação, estamos com metas e objetivos e precisamos de uma diretoria mais atuante, de líderes em cada área do município. Esse curso será uma grande oportunidade para as pessoas que desejam participar desse projeto do Sinplalto e também para aqueles que querem conhecer um pouco mais dos direitos do servidor, além das formas de negociação com o poder público”, explica.

Além dos dirigentes Aldo Liberato e Hely Aires, a mesa diretora da abertura do evento contou com as presenças do diretor regional da Fesempre, Gilson Frota; do prefeito em exercício Miguel Alves Ferreira Júnior; do vereador-presidente da Câmara Municipal de Araxá, Carlos Roberto Rosa.

Durante o uso da palavra, Miguel Jr. destacou que independente da questão política o diálogo com o servidor público sempre deve ser levado a diante.

Roberto ressaltou sobre a importância do sindicalismo, área no qual milita há mais de 40 anos, e o diálogo com a categoria deve ser sempre permanente. “A Câmara sempre estará apoiando o servidor.”

O curso acontece até o próximo sábado (18).

Temas e palestrantes

O assessor sindical, Afonso Donizeti, ministra as palestras sobre organização sindical – “O papel do dirigente sindical”, “Sindicalismo Cidadão” e “Negociação Coletiva”.

Noções de administração – “Parceria Comunicação e Ética: Assessor Educacional”, com o professor e assessor educacional da Fesempre, Silvério do Prado.

Do direito e obrigações – “Administração Pública e os Servidores públicos” e “Relações entre o Processo Legislativo e o Sindicalismo”, pelos assessores jurídicos Marcos Penido e Mariana Tavares.

Encerrando o curso, o assessor administrativo Alexandre Martins ministra palestra sobre “Planejamento, Gestão Pública e Responsabilidade Social”.

Notícias relacionadas