Super banner
Super banner

Curso defende maior atuação do servidor na busca dos seus direitos

Curso defende maior atuação do servidor na busca dos seus direitos

Gilson, Aldo, Miguel Jr., Roberto e Hely - Foto: Sinplalto

Da Redação/Jorge Mourão – O Curso de Qualificação de Dirigentes Sindicais foi iniciado nesta manhã (16), no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla), com a participação de 37 inscritos entre servidores e demais interessados de Araxá e mais nove municípios.

O evento promovido pela Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) conta com palestrantes especialistas no movimento sindical e reconhecidos nacionalmente. O curso visa acelerar a modernização da gestão das classes representativas para torná-la mais eficaz e respeitada.

O presidente da Fesempre, Aldo Liberato, destaca que o curso tem o objetivo maior de organizar o sindicalismo com foco na cidadania, diferentemente de outros tempos. “Hoje nos preocupamos com o servidor público e seus familiares. Infelizmente o servidor público tem os menores salários, na maioria dos municípios ganham um salário mínimo e as prefeituras são as empresas que mais empregam. A gente quer tentar mudar isso para que os dirigentes lutem um pouco mais para melhorar essa realidade”, destaca Aldo.

Com a aplicação do módulo em Araxá, a Fesempre atende a uma antiga reivindicação do Sinplalto. “O Hely (Aires, presidente do Sinplalto) tem feito um trabalho excelente para a região do Alto Paranaíba no âmbito sindical. Acreditamos que promovendo essa iniciativa com o apoio do Sinplalto estaremos contribuindo para o fortalecimento do movimento dos servidores na região, pois o objetivo é acelerar a modernização das entidades representativas da categoria profissional, levando a uma maior eficiência e profissionalização da gestão,” acrescenta o presidente da Fesempre.

Para Hely Aires, que também é secretário interestadual da Fesempre, o curso é uma oportunidade única. “O nosso sindicato passa por reformulação, estamos com metas e objetivos e precisamos de uma diretoria mais atuante, de líderes em cada área do município. Esse curso será uma grande oportunidade para as pessoas que desejam participar desse projeto do Sinplalto e também para aqueles que querem conhecer um pouco mais dos direitos do servidor, além das formas de negociação com o poder público”, explica.

Além dos dirigentes Aldo Liberato e Hely Aires, a mesa diretora da abertura do evento contou com as presenças do diretor regional da Fesempre, Gilson Frota; do prefeito em exercício Miguel Alves Ferreira Júnior; do vereador-presidente da Câmara Municipal de Araxá, Carlos Roberto Rosa.

Durante o uso da palavra, Miguel Jr. destacou que independente da questão política o diálogo com o servidor público sempre deve ser levado a diante.

Roberto ressaltou sobre a importância do sindicalismo, área no qual milita há mais de 40 anos, e o diálogo com a categoria deve ser sempre permanente. “A Câmara sempre estará apoiando o servidor.”

O curso acontece até o próximo sábado (18).

Temas e palestrantes

O assessor sindical, Afonso Donizeti, ministra as palestras sobre organização sindical – “O papel do dirigente sindical”, “Sindicalismo Cidadão” e “Negociação Coletiva”.

Noções de administração – “Parceria Comunicação e Ética: Assessor Educacional”, com o professor e assessor educacional da Fesempre, Silvério do Prado.

Do direito e obrigações – “Administração Pública e os Servidores públicos” e “Relações entre o Processo Legislativo e o Sindicalismo”, pelos assessores jurídicos Marcos Penido e Mariana Tavares.

Encerrando o curso, o assessor administrativo Alexandre Martins ministra palestra sobre “Planejamento, Gestão Pública e Responsabilidade Social”.

Notícias relacionadas