Super banner
Super banner

De Araxá à Amazônia em duas rodas

De Araxá à Amazônia em duas rodas

Partiram de Araxá na manhã de hoje (18), o chefe do Tiro de Guerra local, sargento Juarez Souza da Silva e o ambientalista Lourival de Jesus, para uma aventura em duas rodas como destino à Amazonas. O objetivo da viagem é chegar a cidade de Manaus (AM), passando por Santarém (PA), cidade natal do sargento Juarez.

O sargento viaja com uma Honda XR-250 Tornado e Lourival vai numa Suzuki DR-650. Todos os preparativos da viagem foram tomados para que eles tenham uma viagem tranquila e segura. O maior problema a enfrentarem será o clima, por se tratar do período mais chuvoso na Amazônia. A partir de Marabá (PA), a viagem será feita pela rodovia Transamazônica, uma estrada de terra que fica com o tráfego difícil no período das chuvas.

Lourival é um veterano das estradas: já viajou sozinho de moto até o Caribe, na Venezuela e em outra viagem, chegou ao sul da Argentina. “Dessa vez o grande desafio serão os mais de 1.000 km pelas BRs 230 e163, para conseguir chegar até Santarém, onde a chuva e os atoleiros serão presenças constantes”, diz.

De Santarém, eles seguirão de barco até Manaus. Para o sargento Juarez, essa será a primeira aventura sobre duas rodas. Ele tem vantagem de ser conhecedor daquela região e experiência como militar, acostumado a enfrentar grandes desafios e a suportar prolongado desgaste físico.

A expectativa deles é chegar à Santarém em seis dias de viagem, depois serão mais dois dias de barco até Manaus. A ida será por Goiás, Tocantins e Pará. A volta será pelo Mato Grosso, onde serão encontradas maiores dificuldades, devido às condições da BR-163 (Cuiabá-Santarém), que se encontra em piores condições de tráfego.

Ao todo, serão quase 8 mil km de viagem, percorridos em aproximadamente 25 dias.

Coleta de água

Numa parceria com a empresa Araxá Ambiental, os aventureiros farão coleta de amostras de água em diversos locais da Amazônia, para serem analisadas aqui em Araxá. O objetivo do trabalho, segundo o biólogo Valdenir Martins Neiva, é fazer um relatório pormenorizado, haja visto, o interesse de sua empresa em saber como está a qualidade da água naquela região, por prestar serviços na área de análise de águas a diversas empresas do país.

Notícias relacionadas