Super banner
Super banner

Definidas as datas dos sorteios para desempate do concurso da PMA

Definidas as datas dos sorteios para desempate do concurso da PMA

Concurso público promovido em fevereiro passado - Foto: Jorge Mourão

Da Redação/Jorge Mourão – Já estão definidas as datas do sorteio das 486 pessoas empatadas no concurso público promovido pela Prefeitura de Araxá em fevereiro passado. O Diário de Araxá apurou que a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, definiu, ao todo, sete sorteios, que acontecem nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio e 1º de junho, onde serão sorteados 69, 62, 70, 100, 77, 66 e 42 casos empatados, respectivamente.

Os sorteios serão realizados no auditório da Central de Atendimento ao Trabalhador (CAT), anexo à entrada principal da prefeitura, na rua Presidente Olegário Maciel.

De acordo com o assessor jurídico da prefeitura, Jonathan Ferreira, há uma margem de 10% a mais de vagas para evitar que um segundo período sorteio seja promovido. “Fizemos a separação das pessoas dentro dos cargos classificados dentro da margem de vagas previstas pela administração. Nós aproveitamos a situação do sorteio e buscamos 10% a mais das vagas previstas para que já tenhamos os casos desempatados”, diz.

Ele afirma que no edital do concurso constava três critérios de desempate. “O mais idoso, somente nos casos de pessoas com mais de 60 anos que são protegidas pelo Estatuto do Idoso. Para os menores de 60 anos, o primeiro critério de desempate era a prova específica do cargo que ele concorreu, e o outro desempate seria a prova de português”, afirma.

Jonathan acrescenta a Lei de Licitações prevê a realização de sorteio quando há casos de empates em um processo seletivo. “E é o método mais democrático, eu não estaria beneficiando ninguém. A sorte vai beneficiar os que serão classificados.”

“Vamos convidar todas as pessoas para participar dos sorteios para que tenham acesso e verifiquem que vão ser feitos da forma mais isônoma possível”, diz.

Após a realização dos sorteios, estão previstas, enfim, a homologação do concurso e a convocação dos classificados.

» Prefeitura altera datas de sorteio de empatados no concurso público

Notícias relacionadas