Super banner

Denúncias de crimes contra mulher crescem 1000% em outubro

Denúncias de crimes contra mulher crescem 1000% em outubro

O número de denúncias de maus-tratos contra a mulher, feitas por meio do Disque Direitos Humanos, aumentou 1000% em outubro último, em comparação a setembro. O crescimento é resultado de uma campanha veiculada nas emissoras de rádio de Minas Gerais na última semana de outubro. A gravação de 30 segundos teve como foco o incentivo de denúncias de violência contra a mulher, por meio do número 0800 31 11 19 (Fala Mulher/ Disque Direitos Humanos). De janeiro a setembro, antes da divulgação do spot nas rádios, foram registradas cinco denúncias, sendo apenas uma em setembro. Após a divulgação foram dez.

Já o número de orientações de proteção à mulher, por meio do Disque Direitos Humanos, cresceu cerca de 300% em outubro, em relação a setembro: foram 41 orientações, contra 14.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social em exercício, Juliano Fisicaro, o resultado demonstra que a informação é fundamental no enfrentamento à violência contra a mulher. “Muitas mulheres desconhecem que podem recorrer ao Disque Direitos Humanos para denunciar qualquer tipo de violência. E nesse aspecto, a mídia tem um papel social fundamental”.

O Disque Direitos Humanos é gratuito e atende a qualquer tipo de violação dos direitos humanos. O serviço, que garante o sigilo do denunciante, recebeu este ano 39.644 ligações de todas as regiões do Estado.

Notícias relacionadas