Super banner

DER aumenta combate ao transporte clandestino

DER aumenta combate ao transporte clandestino

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizou 9.356 blitze no primeiro semestre deste ano, nas rodovias sob responsabilidade da instituição, superando as 6.234 operações efetuadas em todo ano de 2007. As abordagens durante as operações também aumentaram. Apenas no primeiro semestre ocorreram 206.896 abordagens, sendo que, no ano passado, esse número chegou a 245.112. Foram apreendidos 1.180 veículos até junho, 92% por realizar transporte clandestino no Estado. Ano passado, 2.448 veículos foram retirados de circulação.

O assessor da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Lindberg Garcia, destaca que as pessoas que utilizam o transporte clandestino correm diversos riscos. “Os veículos não possuem seguro de vida, muitas vezes não realizam manutenção periódica e preventiva, transportam pessoas acima da capacidade nominal do veículo, além de transportar; como constatado em algumas blitze; bagagem de procedência duvidosa como drogas por exemplo”, diz.

“Estamos trabalhando para aumentar ainda mais a fiscalização. Recentemente, 53 veículos equipados com notebooks conectados à internet, sirenes giroflex e megafones foram incorporados no combate aos perueiros, juntando-se as 25 já existentes”, informa o diretor-Geral do DER, José Elcio Santos Monteze. “Também realizamos concurso para contratação de 234 novos fiscais. Esperamos que estes novos agentes já comecem a atuar a partir de dezembro. Claro que ainda temos muito para avançar, mas nunca se investiu tanto nesta área”, acrescenta.

Atualmente, 8.767 veículos estão cadastrados no DER para realizar o transporte intermunicipal fretado de passageiros. Desses, 1,5 mil são vans. Antes de assinar contrato de fretamento, o interessado deve procurar saber as condições dos veículos. Pelo telefone (31) 3379-1124, o DER informa as condições dos veículos cadastrados para a prestação do serviço.

Notícias relacionadas