Super banner

Desfile cívico encerra a Semana da Pátria em Araxá

Desfile cívico encerra a Semana da Pátria em Araxá

Foto: Caio Aureliano

Da Redação/Caio Aureliano – A Prefeitura de Araxá, por meio da secretaria municipal de Educação, está nos últimos preparativos para o desfile cívico que marca o encerramento da Semana da Pátria no dia da Independência do Brasil.

Diferentemente do ano passado, o desfile de 7 de setembro vai ocorrer neste sábado a partir das 8h na Av. Getúlio Vargas com o tema “Independência se faz construindo pessoas e crescendo juntos”. Em 2012, o desfile não aconteceu em virtude do período eleitoral.

A coordenadora pedagógica da área de Planejamento e Projetos da secretaria de Educação, Maristéia Castro Guimarães de Ávila, explica que a grande novidade é a mudança do local do desfile que será na Av. Getúlio Vargas. “O desfile vai partir da Avenida Senador Montandon encerrando na (Rua) Mariano de Ávila com dispersão ali perto do Delfim Moreira (Escola Estadual). Estamos muito felizes com esse percurso. Fomos muito bem aceitos na proposta. Nós vamos fazer o desfile em uma parte da pista, a outra vai ficar para a circulação”, diz a coordenadora que organiza o desfile.

“A (Rua Presidente) Olegário Maciel tumultuava um pouco nas calçadas. Ali na Getúlio Vargas é bem interessante porque teremos uma pista inteira para circulação. Vamos ter pontos com água e com banheiros químicos que oferece ao pessoal que está participando do desfile e ao público certo conforto. Estou com muita fé que esse novo percurso vai trazer bom resultado”, ressalta.

Ela coloca que o tema por ser amplo chama a atenção das pessoas para a importância de ser mais patriota. “É um tema que selecionamos juntos com os professores e representantes das escolas públicas. Ele é bem amplo e dar a noção da formação do ser humano e do interesse de trabalhar em grupo. Em relação sobre esse assunto, o tema nos faz refletir bastante sobre essa questão não só do ser humano, mas ambiental, cultural e social”.

Maristéia esclarece que somente a Escola Estadual Dom José Gaspar não vai participar do desfile. “De um modo geral, as escolas estaduais e municipais vão participar do nosso desfile. A participação das crianças das escolas públicas nos desfiles é voluntária. Em momento algum, a secretaria de Educação obriga alunos a participar. A gente solicita as escolas para levar no mínimo 30 alunos. Nós não queremos que os alunos veem como uma obrigação. Não é interesse de mostrar um tumulto na rua”, comenta.

A coordenadora informa também que a Polícia Militar não participará do desfile cívico com grande número de pessoas como em outras edições. “A Polícia Militar tem um bloco menor esse ano. O capitão (Ademir) Fagundes nos procurou e esclareceu que foi orientado para fazer uma guarda prevenindo qualquer tipo de tumulto. Vai ser o bloco menor para fazer a abertura. Vamos ressaltar mais na Polícia Militar o Proerd, aquele programa Anti-Drogas com os alunos do 5° ano”.

“Estão todos convidados para o desfile cívico às 8h da manhã na Avenida Getúlio Vargas, sábado, dia 7 de setembro. A gente espera toda a comunidade de Araxá participando desse momento”, acrescenta Maristéia. 

Notícias relacionadas