Super banner

Dia C 2012 marca o encerramento da 1ª etapa da obra de ampliação da Casfa

Dia C 2012 marca o encerramento da 1ª etapa da obra de ampliação da Casfa

Dia C 2012 marca o encerramento da 1ª etapa da obra de ampliação da Casfa 1

Da Redação – A Capal, Coind, Cooperar e Sicoob Crediara realizaram a 4ª Edição do Dia de Cooperar – “Dia C”. A ação, idealizada e organizada pelo sistema Ocemg/Sescoop-MG, já entrou para o calendário do cooperativismo mineiro e tem o objetivo de potencializar a prática voluntária no segmento. 

Pelo segundo ano consecutivo, o Dia C das cooperativas foi promovido com a Casa de Acolhimento São Francisco de Assis (Casfa) e marcou o encerramento da primeira etapa da obra de ampliação da entidade que abriga dependentes químicos.

A campanha, que completou um ano, já resultou na doação periódica de alimentos e de equipamentos para manutenção da horta da entidade, na elaboração de um projeto de construção de enfermaria, além da construção de mais de 80 metros quadrados de muro, que fecha toda a sua área.

O Dia C foi de festa e comemoração entre os internos, os jovens voluntários que administram a Casfa, cooperados e colaboradores das entidades envolvidas. Foram realizadas atividades como dinâmica para socialização e integração de pacientes e cooperativistas; plantio de árvores na mata João Bosco Teixeira, que fica próxima à Casa; capacitação de internos e cooperativistas para realizar compostagem de adubo orgânico; solenidade de entrega das doações do Encontro de Cooperados da Capal; café da manhã e almoço de confraternização e o anúncio do Dia de Cooperar 2013 novamente com a Casa de Acolhimento.

Dia C 2012 marca o encerramento da 1ª etapa da obra de ampliação da Casfa 2

Mantida por meio de doação da comunidade, a Casa realiza suas atividades através do trabalho voluntário de algumas pessoas e tem capacidade para atender até 25 internos em regime de moradia.

Com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor” que é o slogan do Ano Internacional das Cooperativas, comemorado em 2012, a campanha deste ano terá diferentes ações de atenção ao próximo. Ao todo, mais de 220 cooperativas se inscreveram no Dia C 2012, totalizando ações voluntárias em mais de 90 municípios mineiros.

Cerca de 20 mil voluntários estiveram envolvidos nas ações sociais previstas pelas entidades, como campanhas de doação de sangue, de alimentos, programas de reciclagem, palestras educativas, entre diversas outras atividades de atenção ao próximo, com foco na qualidade de vida.

O coordenador da Casa de Acolhimento, Paulo César Machado (PC), ressalta que a construção do muro no entorno da entidade dará mais segurança para os internos.

“O muro era a nossa prioridade. Não podíamos continuar trabalhando com os internos, dependentes químicos, com a entidade aberta. Com o muro, teremos mais privacidade e os trabalhos com os internos serão mais produtivos. Temos que destacar que o Dia C não foi só um dia. É um trabalho contínuo, onde realizamos várias reuniões em busca dos objetivos propostos pela Capal, Coind, Cooperar e Sicoob Crediara em prol da Casa de Acolhimento. Estamos extremamente agradecidos pelo empenho demonstrado. O Dia de Cooperar tem sido fundamental para o trabalho realizado pela Casa.”

Dia C 2012 marca o encerramento da 1ª etapa da obra de ampliação da Casfa 3

O assessor de comunicação da Capal, Edmilson José, destaca que o Dia C 2013 já foi iniciado.

“As pendências burocráticas e financeiras que criam problemas jurídicos para a Casa de Acolhimento São Francisco de Assis estão sendo solucionadas, para que a mesma possa caminhar com suas próprias pernas. O nosso objetivo é que esse problema seja resolvido o mais breve possível para tornar a entidade de utilidade pública estadual e federal e possa receber recursos dos governos. Nós, cooperativistas da Capal, Cooperar, Coind e Sicoob Crediara, estamos cuidando para que isso aconteça e o projeto tenha sequência. Esse é o primeiro passo para a realização do Dia C 2013. Vamos trabalhar para que nossas ações possam resultar na 2ª etapa de ampliação da entidade, que é a construção de uma enfermaria. Sem dúvida alguma, o Dia de Cooperar engrossa a fila entre os mais importantes projetos da nossa Ocemg/Sescoop_MG, presente em tudo o que resulta na melhoria da qualidade de vida dos cooperativistas mineiros”.

Notícias relacionadas