Super banner

Dia V acontece neste domingo

Dia V acontece neste domingo

O Sesi/Senai Araxá através da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) realiza neste domingo (7), das 8h às 12h, na Escola Caic, no bairro Ana Pinto de Almeida, a 8ª edição do Dia do Voluntariado. O Dia V foi criado pelo governo do Estado por iniciativa da Fiemg, quando foi decretado em 2001 como feriado estadual comemorado sempre no primeiro domingo de dezembro. Toda a comunidade está convidada a participar do evento.

O Dia V é considerado o maior evento de solidariedade e cidadania de Minas Gerais. Este ano, em Araxá haverá uma inovação – o evento será descentralizado e a comunidade vai contar com várias atividades como apresentações de dança, teatro, emissões de carteira de identidade, pesagem e medida de crianças, verificação dos cartões de Bolsa Família, oficina de artesanato, oficina de culinária, assistência jurídica, biblioteca móvel, rua do lazer, aconselhamento sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras, com a participação de diversas instituições, empresas públicas e privadas, instituições.

Em 2007, 1.063 comitês realizaram ações em 156 municípios de Minas Gerais. Ao todo, foram mais de 53 mil voluntários que ajudaram a promover mais de 4 mil ações como arrecadação e doação de alimentos, plantio de árvores, reformas, atendimentos de saúde, lazer e esportes.

No ano passado, em Araxá, foram cerca de 11.463 pessoas atendidas por 32 comitês de mobilização que totalizaram 302 voluntários. Como é uma cidade onde as pessoas se mobilizam e se comovem diante de um evento como este, a organização espera uma grande participação em 2008.

A proposta do Dia V destaca o trabalho voluntário abordado por oito objetivos do milênio, criados pela Organização das Nações Unidas (ONU): acabar com a fome e a  miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

O voluntário que quiser criar seu comitê para participar do Dia V basta se cadastrar através do site ou entrar em contato com Adriana, no Sesi, pelos telefones (34) 3662-4194 ou (34) 3662-3038.

Notícias relacionadas