Super banner

Diego Andrade propõe regulamentação da profissão de coletor de lixo urbano

Diego Andrade propõe regulamentação da profissão de coletor de lixo urbano

Diego Andrade propõe regulamentação da profissão de coletor de lixo urbano 1

Da Redação – Com a intenção reduzir o preconceito social que estigmatiza os trabalhadores da coleta de lixo e de valorizar o exercício da profissão, o deputado Diego Andrade (PSD) propõe o projeto de lei 3.182/2012 que regulamenta a atividade.

De acordo com o parlamentar, o projeto “visa reconhecer os diversos profissionais que ganham a vida trabalhando com o lixo, dando-lhes visibilidade institucional e diferenciando-os em suas atividades peculiares, garantindo-lhes direitos trabalhistas e previdenciários”.

Os benefícios da proposta estendem-se às diversas modalidades do setor como nos serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos, industriais e hospitalares.

Além de estabelecer a jornada de trabalho em até 8 horas diárias, a proposta dá direito à aposentadoria especial nos termos da Constituição Federal e estipula um adicional de insalubridade de acordo com a exposição do trabalhador em cada ambiente.

As empresas terão de garantir condições mínimas de segurança, em conformidade com a legislação trabalhista, e oferecer locais adequados para refeições. Os depósitos de lixos também serão atingidos. Se sancionada, a nova lei exigirá serviços sanitários de qualidade nos aterros e galpões de reciclagem.

Via Ascom

Notícias relacionadas