Super banner

Diretora destaca gestão do Polivalente para a rede estadual de ensino

Diretora destaca gestão do Polivalente para a rede estadual de ensino

A diretora da Escola Estadual Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente), Edna de Fátima Resende Campos, apresentou nesta terça-feira (12) as boas práticas de gestão que levaram a escola de Araxá a receber o título de Escola Referência Estadual em Gestão e ser uma das seis finalistas do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar 2008, ano base 2007.

Dezenas de diretores de escolas públicas da Rede Estadual de Ensino participaram do encontro no Instituto de Educação, em Belo Horizonte, em que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) também divulgou a programação da décima edição do prêmio. Na parte da tarde, a diretora Edna Campos fez uma apresentação das práticas adotadas em Araxá para a comunidade escolar da Escola Estadual Anita Brina Brandão, no bairro Jaraguá.

O entusiasmo da equipe de trabalho e o envolvimento da família e da comunidade foram determinantes para o sucesso da escola de Araxá, segundo a diretora Edna Campos. A escola conta atualmente com 1433 alunos dos ensinos Fundamental e Médio e participa de vários projetos da Secretaria de Estado de Educação, como o Escola de Tempo Integral, Escola Referência, Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas) e o de Formação Inicial para o Trabalho (Fit).

Além dos projetos do Governo de Minas, a escola desenvolve ações inovadoras, estimulando o protagonismo juvenil, e atividades ligadas ao teatro, música, arte e dança, e investe na gestão de pessoas e na gestão pedagógica. “Estou jogando a sementinha com a apresentação a todos os diretores e à comunidade escolar. É muito significante passar a nossa experiência, mostra que somos ousados. A escola cresceu muito participando do prêmio”, disse Edna Campos.

A diretora relatou a experiência de conhecer escolas de diversas regiões nos Estados Unidos, viagem de intercâmbio que recebeu como prêmio, onde visitou também órgãos governamentais e entidades que atuam em gestão e desenvolvimento educacional, e participou de atividades culturais, seminários e palestras.

Para a professora Maria do Rosário Gomes, diretora da Escola Estadual Anita Brina Brandão, a oportunidade de levar a apresentação da diretora de Araxá à comunidade escolar será um estímulo para que a escola faça também a sua avaliação. “É uma oportunidade ímpar para ver o que acertamos e o que erramos e continuarmos a nossa caminhada”, disse. E completou: “vamos começar a registrar as nossas atividades”.

Prêmio

O prêmio nacional tem como objetivo incentivar o processo de melhoria contínua da escola, tendo como base a sua auto-avaliação e a avaliação externa da aprendizagem dos alunos, realizada pelo Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), por meio do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa).

O prêmio também tem como objetivos estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com a educação de qualidade, e valorizar as escolas que se destacam por iniciativas e experiências inovadoras em gestão escolar, com repercussão na aprendizagem dos alunos.

Inscrição

A inscrição para o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar está aberta a todas as escolas públicas estaduais, municipais e federais com mais de 250 alunos matriculados na educação básica. As escolas devem elaborar o plano para melhoria da escola e sua gestão e organizar a documentação até o dia 19 de junho de 2009.

Os arquivos e documentos solicitados devem ser enviados à comissão regional pelas escolas candidatas de 22 de junho a 10 de julho. O manual de orientações sobre o prêmio pode ser acessado no site.

A escola mineira indicada para concorrer ao prêmio nacional recebe o título de Escola Referência Estadual em Gestão e o diretor recebe o diploma de Liderança em Gestão Escolar. No âmbito nacional, a escola vencedora recebe o título de Escola Referência Nacional em Gestão – Destaque Brasil.

O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), e a Fundação Roberto Marinho.

Notícias relacionadas