Super banner
Super banner

Divergências administrativas resultam em demissão de Toninho Belo

Divergências administrativas resultam em demissão de Toninho Belo

Jeová durante coletiva sobre o assunto na tarde desta sexta-feira (6) - Foto: Jorge Mourão

Da Redação/Jorge Mourão – Em coletiva concedida à imprensa nesta tarde, o prefeito Jeová Moreira da Costa afirma que a demissão de Antônio Marcos (Toninho) Belo do cargo de secretário municipal de Saúde foi motivada por divergências administrativas. Jeová elaborou uma carta para renegociar a remuneração dos médicos e Toninho Belo não concordou em assiná-la. Além disso, o prefeito diz que a pasta necessita de uma reavaliação nas ações de saúde pública, principalmente na reorganização dos serviços do Pronto Atendimento Municipal, que, segundo ele, tem atualmente uma demanda diária de 300 pacientes.

Jeová diz vai assumir a secretaria interinamente até a escolha de um novo nome. Segundo ele, a classe reivindica um nome de um médico para comandar a pasta. “Vamos ver essa possibilidade.”

O Diário de Araxá apurou que o nome mais sondado é dos médicos e ex-vereadores Wellington Gonçalves, que no ano passado se candidatou a deputado estadual, e Ayres Dumont de Paiva, que recentemente trocou o Partido Progressista (PP) pelo Partido Verde (PV), este atualmente dirigido por grupo político de apoio a Jeová.

“Estamos numa reavaliação da secretaria, nós construímos uma carta para conscientizar toda a classe médica para um chamamento. É a gente sentar e buscar a transparência, uma vez que atendemos a reivindicação da classe que foi o pagamento em dia, uma remuneração digna. Então, hoje temos o pagamento em torno de 91 profissionais que, em referência a outras cidades, o nível de remuneração está muito bom”, diz.

“Ainda não é a renumeração que gostaríamos de fazer, mas é a remuneração que conseguimos a construir junto nesses dois anos, criando um movimento da gente colocar nos setores de atendimento para atender melhor a comunidade de Araxá no setor de saúde pública”, acrescenta.

Segundo o prefeito, Toninho Belo continua sendo um grande companheiro político. “Apenas tivemos algumas divergências administrativas no setor da saúde, setor que a gente tem aí um certo treinamento, certa capacitação. Então, dentro dessa diretriz, estamos discutindo com todo o staff da secretaria e colocando a diretriz de organizar o PAM, o atendimento de internação, e fazer com que avancemos mais na saúde primária, que é realmente aquilo que o SUS (Sistema Único de Saúde) determina para a gente fazer com profilaxia (cautela).”

“A realidade hoje quando uma pessoa sofre um acidente ou está acamada, ou está buscando um socorro, onde que ele é atendido? No PAM. Aquele profissional atendendo com amor, com carinho, com atenção, vai resolver aquele problema e aquela pessoa vai voltar para casa. Se o atendimento necessitar de uma internação cirúrgica, ou clínica, ou na UTI, entra para a Santa Casa. O serviço público é o SUS, que a gente coloca. O SUS Fácil é para colocar (o paciente em atendimento) em outra cidade desenvolver esse, mas queremos desenvolver esse atendimento aqui para que realmente o paciente fique junto da família. É desenvolver um atendimento digno para toda a comunidade e acabar com os gargalos do PAM, onde uma parcela é bem atendida e outra parcela é mal atendida”, diz Jeová.

Neurologia e neurocirurgia

O prefeito nega a relação da exoneração com as declarações de Antônio Belo que reivindicaram a volta dos médicos que faziam plantões de neurologia e neurocirurgia na Santa Casa.

“Estamos em pleno diálogo (com os neurologistas), mostrando que eles não vão ter perda financeira, apenas qualidade no atendimento. Nós estamos propondo todo atendimento ser pago pelo valor da Unimed (tabela CBHPM), que manda os requisitos da sociedade. Aquilo que a Unimed paga, nós vamos pagar com o atendimento do paciente do SUS. Sou o primeiro prefeito que tem a coragem de lançar esse desafio para a gente realmente tratar as pessoas de igual para igual. Não é porque uma pessoa privilegiada tem um plano de saúde igual ao da Unimed que nós não vamos dar essa atenção ao nosso paciente do Alto Paranaíba que é o paciente do SUS.”

Toninho Belo

Por telefone, o ex-secretário disse que por enquanto não vai falar sobre a sua exoneração. Em fevereiro de 2010, ele anunciou que deixaria o cargo por causa de interferências de uma consultor médico de Uberlândia nas ações da pasta, mas, depois de conversa com o prefeito, voltou atrás.

Notícias relacionadas