Super banner

Documentário sobre moradores do Barreiro é premiado na Expocom

Documentário sobre moradores do Barreiro é premiado na Expocom

Documentário sobre moradores do Barreiro é premiado na Expocom 1

 Da Redação – A edição Sudeste da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) premiou, na categoria Documentário em Vídeo, o trabalho “Vila dos Operários”, que retrata a situação das famílias do Barreiro em Araxá.  

Agora o videodocumentário concorre nacionalmente com outros trabalhos Brasil afora e no 34° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado no mês de setembro, em Recife.

O trabalho foi elaborado pelas acadêmicas do curso de Jornalismo da Universidade de Uberaba (Uniube), Michelle Parron e Marília Cândido, com orientação da professora Celi Camargo.

Sinopse

Uma comunidade com mais de 100 famílias vive isolada na cidade de Araxá. São os moradores do bairro Alto Paulista, localizado na Estância Hidromineral do Barreiro, a 5 quilômetros da cidade. Foram os pais deles que há mais de meio século ajudaram a erguer os alicerces do Grande Hotel, concebido para ser um dos mais luxuosos do país.

Enquanto os turistas desfrutam da bela paisagem e se banham nas famosas águas termais de Araxá, o moradores vivem um conflito: a água que abastece o bairro está contaminada. A solução encontrada foi a desocupação do bairro.

Em Vila dos Operários os moradores contam suas histórias e revelam porque amam o Barreiro. São vidas permeadas pelo conflito de morar no local onde convergem as forças mais poderosas da cidade: o turismo e a mineração. Em meio a interesses políticos e econômicos, estão estes personagens que não querem abandonar suas raízes.

Confira o trailer



Notícias relacionadas