Super banner
Super banner

Duas gestantes de Araxá têm suspeita de vírus da zika  

Duas gestantes de Araxá têm suspeita de vírus da zika  

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (13), o Boletim Epidemiológico de Zica Vírus em Araxá. Atualmente, o município já notificou dez casos suspeitos da doença, sendo dois em mulheres grávidas. Todos os casos ainda estão sendo investigados pela Secretaria de Estado de Saúde. O vírus já circula por todo o Estado e vários municípios mineiros já têm casos confirmados em gestantes, como por exemplo, Uberaba.

Em uma semana, o número de mulheres grávidas com a doença aguda provocada pelo zika vírus aumentou 42,37% em Minas Gerais – foram 50 novos casos registrados. Os números são do boletim epidemiológico divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Na semana passada, o documento confirmava o registro de 118 grávidas com a doença, agora são 168.

O aumento significativo no número de registros se deve a uma mudança na maneira como são feitas as notificações da SES, seguindo definições do Ministério da Saúde. Uma vez que é confirmada a circulação de vírus em um local (nos municípios ou, em casos de municípios maiores, nos bairros), não é necessário realizar exames laboratoriais para a confirmação do diagnóstico da doença. Antes, as confirmações eram feitas apenas por laboratório.

O vice-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Antônio Toledo, afirma que o cuidado com as grávidas tem que ser especial quando se trata da febre provocada pelo vírus e que as gestantes têm que estar atentas. “A preocupação com o zika em relação às grávidas é sempre válida, porque os bebês estão vulneráveis e suscetíveis a essa associação com a microcefalia. O repelente é sempre o principal cuidado para prevenção. As grávidas não deveriam se esquecer desse cuidado básico”, alerta.

 Dengue

Notificações: 3.190

Positivos: 1.340

Negativos: 880

Aguardando resultado: 970

Chikungunya

Um caso suspeito foi notificado e está sendo investigado pela Secretaria de Estado de Saúde. Trata-se de uma paciente que estava passando férias na Paraíba durante o mês de dezembro e retornou a Araxá com sintomas da doença.

Zika Vírus

Dez casos suspeitos foram notificados e estão sendo investigados pela Secretaria de Estado de Saúde.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x