Educação abre inscrições para o PEP nesta segunda

Educação abre inscrições para o PEP nesta segunda

O Programa de Educação Profissional (PEP) oferece mais 25 mil vagas em 54 cursos com início em 2010. Os interessados podem fazer suas inscrições entre 16 de novembro e 6 de dezembro através do site da Secretaria de Estado de Educação.

Para se inscrever no programa, os candidatos devem ser alunos do 2° e 3° ano do ensino médio da rede pública estadual ou ter concluído o ensino médio em qualquer rede. Os candidatos farão posteriormente uma prova de seleção, com data ainda a ser definida. A prova é composta por dez questões de Matemática e dez de Língua Portuguesa. As aulas terão início em 18 de fevereiro de 2010.

Criado pelo governo de Minas em outubro de 2007, o objetivo do programa é oferecer a jovens e adultos uma educação profissionalizante de qualidade, criando para os participantes condições reais no mercado de trabalho. Nos dois primeiros anos o PEP ofereceu mais de 100 mil vagas.

O programa é realizado em todo o Estado de Minas Gerais. Os cursos são oferecidos nas escolas credenciadas (sistema S e particulares) e escolas conveniadas que fazem parte da Rede Mineira de Formação Profissional. Para 2010, 101 instituições foram credenciadas, em 110 municípios mineiros, dentre eles, Araxá.

Entre os cursos oferecidos estão incluídos segurança no trabalho, manutenção de aeronaves, mineração, informática, mecatrônica, estética, nutrição e dietética, farmácia, análises clínicas, meio ambiente, produção de açúcar e álcool, entre outros. A partir deste sábado (14), os candidatos podem acessar o catálogo de cursos oferecidos pelo site da secretaria.

Notícias relacionadas