Super banner

Educador do Colégio Dom Bosco recebe dois prêmios Construindo a Nação

Educador do Colégio Dom Bosco recebe dois prêmios Construindo a Nação

Adilson de Paula

Adilson de Paula conquistou dois prêmios por projetos desenvolvidos com foco na valorização da cultura afro-brasileira. O prêmio Construindo a Nação 2013-2014 – Minas Gerais foi promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil, a Fundação Wolksvagen e a CNI/SESI e foi divulgado no dia 4 de dezembro.

O Colégio ficou com o segundo lugar na categoria Ensino Fundamental ll com o projeto Chica da Silva e em segundo lugar na categoria Ensino Médio com o projeto Somos da Cor.

O projeto Somos da Cor teve como foco a educação voltada para a consciência da importância do negro e do indígena para a constituição e identidade da nação brasileira. Por meio da literatura, os alunos foram incentivados a conhecer a pluralidade cultural do país. Todos os educadores salesianos fizeram parte deste magnífico trabalho interdisciplinar.

No mesmo viés, Chica da Silva foi uma peça voltada à reflexão e discussão do papel feminino através dos tempos tendo como pano de fundo a Minas Gerais no período colonial.

O prêmio foi um reconhecimento ao colégio pelos trabalhos realizados no âmbito da inculturação do Carisma Salesiano. Tais trabalhos foram ações desenvolvidas a partir das orientações do Sistema Salesiano de Educação em Escolas (SSEE) para implementação da lei 10.639/2013, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, e do item “promoção da igualdade étnico-racial” das crenças e valores da ISJB.

O professor vencedor receberá os troféus no auditório da FIEMG em Belo Horizonte em meados de abril de 2014.

Notícias relacionadas