Super banner

Educare reúne 1.200 profissionais de educação em Araxá

Educare reúne 1.200 profissionais de educação em Araxá

foto: Tarcisio de Paula - SESC Minas

Educação que transforma. Inspirados por esse tema, 1.200 profissionais da educação participaram, nessa quinta-feira, 9 de maio, do Fórum Técnico de Educação – Educare, em Araxá. O evento ocorreu das 8h às 17h, no Sesc Araxá, e reuniu professores, diretores, pedagogos e estudantes da região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. O encontro é uma realização do Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc e Senac, e marcou o 1º Fórum de Educação no interior do estado.

As boas-vindas foram dadas pelos diretores regionais adjuntos do Sesc e Senac, Marilene Siqueira e Marcelo Simão, respectivamente. “Transformar pessoas. Essa é a inspiração que move o Sesc e o Senac, vocação dessas instituições integradas ao Sistema Fecomércio MG. Desenvolvemos projetos educacionais e propostas pedagógicas inovadoras, porque nós acreditamos que o caminho é a educação”, afirmou Marilene.

Para Marcelo, o momento é de conquista para todo o Sistema e profissionais da educação. “Essa é uma ocasião especial para todos nós. O Educare chega à cidade de Araxá por meio da união de duas instituições voltadas para educação. Integradas ao Sistema Fecomércio MG e sindicatos, nossas instituições, Sesc e Senac, têm a missão primordial de transformar e desenvolver pessoas. O Educare é um fórum inovador e trouxe para Araxá personalidades de renome no universo educacional”.

Personalidades como os educadores Eduardo Shinyashiki e Nélio Spréa prestigiaram o evento. Com o tema Abrace sua missão! Vença desafios, construa o futuro, Eduardo falou da importância da motivação do professor. “Você precisa gostar daquilo que faz. Se você perde a vontade de trabalhar e fica infeliz dentro da sala de aula, com certeza vai ficar infeliz fora dela também, dentro de casa, por exemplo”.

Nélio abordou a educação infantil com o tema O significado da vida e o significado das coisas e como os professores podem fazer a relação entre objetividade e sensibilidade, principalmente por meio das brincadeiras e ações culturais. “As motivações essenciais que cativam a criança no interior da escola, por vezes, escapam aos nossos olhos de adultos educadores”.Quem foi ao Educare aprovou a iniciativa, como a professora da Escola Estadual Luiza de Oliveira, de Araxá, Maria Madalena Gomes. “Todos os assuntos abordados aqui foram muito importantes para refletirmos sobre o trabalho que estamos desenvolvendo com os alunos e, principalmente, como a gente pode mudar e tornar nosso trabalho melhor. Eu gostei muito”, concluiu ela.

Para quem veio de outras cidades, a viagem valeu a pena. O vice-diretor da Escola Estadual Dr. José Cordeiro de Campos, Ronaldo de Andrade, vai levar novas ideias para o município de Campos Altos: “Encontro excelente, tanto na organização quanto na programação. Essa oportunidade que estamos tendo é única. Os palestrantes são excepcionais, estão tratando de temas da realidade que irão nos ajudar dentro e fora da sala de aula”, afirmou José Cordeiro.

O evento contou ainda com a participação dos alunos da Apae – Escolinha Tia Lúcia, do Projeto HumanizARTE. O grupo se apresentou junto com o professor de música, Erasmo Valeriano.

Notícias relacionadas