Super banner
Super banner

Em Conquista, Toninho ministra palestra sobre gestão pública eficiente

Em Conquista, Toninho ministra palestra sobre gestão pública eficiente

Vera Lúcia Guardieiro e Antônio Leonardo - Divulgação

Da Redação/Via Ascom – O ex-prefeito de Araxá e atual vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Antônio Leonardo Lemos Oliveira (Toninho), ministrou uma palestra sobre os aspectos administrativos que movem uma boa governança municipal para servidores da Prefeitura de Conquista.

Com o tema central ‘Gestão Pública Eficiente’, a palestra foi voltada para funcionários públicos que atuam nas áreas Jurídica, Contábil e de Saúde. Lei de Responsabilidade Fiscal, Responsabilidade Social e Assistencial no Poder Público, Lei Eleitoral, as cautelas relativas ao fechamento do exercício administrativo, dentre outros assuntos, foram debatidos com o público presente.

A eficiência na gestão pública apresenta como princípio básico dois aspectos: o primeiro diz respeito ao modo de atuação do agente público, do qual se espera o melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr os melhores resultados; o segundo ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a administração pública.

O princípio da eficiência para ser efetivo necessita da participação e fiscalização de toda sociedade, a exigir qualidade e efetividade na prestação de serviços oferecidos.

Nesse sentido, a própria administração deve se utilizar de mecanismos adequados para concretizar seus objetivos, tais como: capacitação de agentes públicos; melhoria nos processos administrativos; transparência; racionalização; valorização com base no mérito; produtividade e controle.

Antônio Leonardo durante palestra para servidores de Conquista - Divulgação

A prefeita de Conquista, Vera Lúcia Guardieiro, esteve presente na palestra e salientou a importância dos servidores estarem atentos aos cuidados legais e administrativos, principalmente no ano de fechamento da administração. A oportunidade serviu também para os servidores tirarem suas dúvidas, considerando o fato de que a experiência de ex-prefeito possibilita uma troca de informações mais detida sobre o tema.

De acordo Toninho, a oportunidade de estar próximo à atividade pública – no sentido de colaborar com aqueles que exercem a atividade administrativa – é uma forma de contribuir para que o gestor seja valorizado e tenha ao seu lado uma equipe comprometida.

“O fato do Sebrae, organizador da palestra, permitir essas oportunidades demonstra uma preocupação a mais com esse objetivo constante de tornar a máquina pública mais eficiente, gerando resultados para as comunidades”, destaca.

Notícias relacionadas