Super banner
Super banner

EMCANTAR lança DVD Escutatória em Araxá

EMCANTAR lança DVD Escutatória em Araxá

Foto: Douglas Luzz

Araxá receberá o Grupo EMCANTAR nos dias 6 e 7 de setembro para duas apresentações gratuitas do espetáculo Escutatória, juntamente ao lançamento do DVD Escutatória, gravado durante turnê de 2012. Apresentações serão às 20h, no Teatro Municipal.

Mariane de Ávila, artista e produtora executiva do EMCANTAR, explica que o DVD é resultado do espetáculo musical infantojuvenil lançado em 2012, em Minas Gerais e São Paulo, que atingiu 10 mil espectadores diretos em 8 cidades. “O DVD é uma oportunidade de ter em casa uma produção artística do interior de Minas, com riqueza de imagens e muita alegria expressa nos artistas e no público. Adultos e crianças se encantam com o Escutatória”, expõe Ávila.

Circulação Escutatória é um projeto apresentado pelo Governo de Minas e Instituto Algar, contemplando também cidades como Franca, Ribeirão Preto, Uberlândia, Uberaba, Goiânia, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Divinópolis. Detalhes podem ser encontrados em www.emcantar.org

Espetáculo

O espetáculo Escutatória é baseado no conto Vagamento Pensalume, de Marco Aurélio Querubim, lançado em conjunto com o álbum. No palco, os artistas cantam e interpretam personagens de um mundo lúdico que remete ao tempo da infância e a falas e costumes da tradição popular mineira. O Cirandeiro, personagem misterioso e excêntrico, perpassa todo o espetáculo conduzindo uma janela cheia de bugigangas, enfeites, brinquedos e instrumentos feitos de garrafas PET, latas de extrato, garrafas de vidro, guizos, etc. Inspirado no ditado popular de quem conta um conto aumenta um ponto, o espetáculo é um convite a desenrolar novelos de histórias por meio do canto, da poesia, da palavra e da alegria.

“O ato de contar histórias é o mote e elemento integrador de toda a apresentação, em que textos, objetos de cena e canções ganham vida, se misturam, fazendo valer a máxima de que ‘quem conta um conto aumenta um ponto’, diz Querubim diretor e fundador do grupo.

Após assistir a gravação do espetáculo, Pedro Bandeira, um dos maiores escritores de literatura infantojuvenil definiu o trabalho como “Escutatória é o que há de novo, de sensível, de original, prenhe de esperança que só a arte pode transmitir e que cada brasileiro precisa ver. Escutatória não se descreve, não se reconta, não se reproduz. É preciso presenciar, é preciso viver essa experiência visionária”.

EMCANTAR

EMCANTAR não é apenas um grupo artístico. É um grupo que desenvolve atividades de formação social, cultural e ambiental com crianças, adolescentes, educadores e pessoas da comunidade em Uberlândia e Araguari (MG), e também por onde passa com seus espetáculos. Já realizou mais de 600 apresentações musicais, envolvendo quase 100 mil pessoas em diversas cidades. Neste ano, comemora 16 anos de trajetória. Ao longo desse tempo, lançou quatro álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009) e ESCUTATÓRIA (2012).

Serviço

Espetáculo “Escutatória”

6 e 7 de setembro

Horário: 20h

Teatro Municipal de Araxá

Espetáculo gratuito

Classificação livre

Retirada de ingresso no dia do evento com 1 hora de antecedência

Notícias relacionadas