Super banner

Empresa araxaense de tecnologia desenvolve software para minas subterrâneas

Empresa araxaense de tecnologia desenvolve software para minas subterrâneas

Instale Tecnologia Araxá

Uma tecnologia mais dinâmica e mais eficiente no gerenciamento de minas subterrâneas, como as de zinco e ouro. Essa é a proposta do Easymine Underground, que está sendo produzido pela Instale Tecnologia, de Araxá, com recursos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) por meio da linha de financiamento Pró-Inovação.

O software é o aprimoramento do Easymine Openpit, especializado na gestão de minas a céu aberto (minério de nióbio ou ferro, por exemplo) e que controla itens como frota, ativos, produção, segurança e planejamento. “As adaptações no novo programa estão em desenvolvimento e estão sendo patenteadas pela empresa. Os ajustes poderão ser mudados de acordo com a necessidade da mina”, explica o gerente de Tecnologia e Desenvolvimento da Instale, Geraldo Dutra Neto.

Segundo Geraldo Neto, a integração do Openpit com a mineradora é feita por meio de tecnologias mais acessíveis, principalmente na transmissão de dados. “Estamos desmistificando os processos. Todos falam que a customização da tecnologia é complicada, mas nós temos o interesse em deixá-la mais flexível ao cliente”, conta.

A previsão é que o sistema Easymine Underground esteja disponível no mercado em janeiro de 2014. Fundada em 2006, a Instale Tecnologia produz também a Torre de Iluminação Sustentável (TOIS), que utiliza energia solar, gera baixos custos operacionais e possui lâmpadas de LED.

Pró-Inovação – Criado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais BDMG em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Pró-Inovação financia projetos de desenvolvimento ou implantação de inovação de produtos e serviços. Os juros são de 8% ao ano, carência de 12 meses, prazo de 48 meses para amortização e valor financiável de até R$ 2 milhões.

Notícias relacionadas