Super banner

Encontro apresenta resultados de projetos voltados para a educação ambiental e sanitária

Encontro apresenta resultados de projetos voltados para a educação ambiental e sanitária

Encontro de Educação Ambiental e Sanitária 2012 - Fotos: Jorge Mourão

Da Redação – Araxá recebe o 2º Encontro de Educação Ambiental e Sanitária de hoje (30) a quinta (1°), no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acia). Com o tema “Conservação das Florestas: Bioma Cerrado e Educação Sanitária no Meio Rural” e promovido pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Secretaria Municipal de Educação, o evento apresenta os resultados e troca de experiências sobre atividades desenvolvidas por alunos, professores e gestores escolares que participaram de minicursos, oficinas, palestras e visitas ao Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA) da CBMM, além do Programa de Educação Sanitária.

O encontro engloba o projeto Conservação das Florestas – Bioma Cerrado 2012, desenvolvido pela CBMM há 21 anos, e Programa de Educação Sanitária (Sanitaristas Mirins e Sanitarista Juvenil), do IMA. Ao todo são 28 escolas, 1,8 mil alunos e 80 professores participantes.

“O projeto Conservação das Florestas tem como objetivo mobilizar os alunos e professores a respeito da importância do meio ambiente, promovendo o conhecimento sobre a conservação das florestas do Bioma Cerrado, estimulando o protagonismo escolar no desenvolvimento de experiências pedagógicas em educação ambiental, em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente e a Reserva Ecocerrado Brasil”, destaca Laura Teodoro de Oliveira, coordenadora do CDA da CBMM.

Sanitaristas Mirins

Começou a ser desenvolvido em Araxá em 2007, e este ano está presente em cinco escolas municipais (cinco delas rurais), envolvendo 95 alunos do 5º ano. O projeto disponibiliza material didático e promove diversas atividades alusivas a novas condutas relativas à sanidade animal, vegetal, segurança alimentar e conservação ambiental.

Sanitarista Juvenil

Projeto destinado para os alunos do 6° ao 8° ano e aborda temas como a produção animal e agrícola sustentável, preservação ambiental e segurança alimentar, com o objetivo de somar os conhecimentos adquiridos para toda comunidade escolar.

Notícias relacionadas