Super banner

Encontro busca fortalecimento da produção do Queijo Minas Artesanal Araxá

Encontro busca fortalecimento da produção do Queijo Minas Artesanal Araxá

A Prefeitura de Araxá promoveu uma reunião com 50 produtores de queijo dos municípios da microrregião de Araxá, no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT). O objetivo foi fortalecer a Associação Regional dos Produtores de Queijo Minas Artesanal Araxá por ser composta de trabalhadores bem organizados para a realização de atividades produtivas. Atualmente, a prestação de serviços ou de trabalho de produção e comercialização de mercadorias de forma associativa são alternativas de expansão no mercado.

Um curso de boas práticas de produção também foi promovido através de convênio com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), onde cada produtor recebeu certificado como profissional do queijo, atendendo uma das exigências do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Com a filiação e consequentemente o fortalecimento da associação serão inseridos no mercado em Minas Gerais mais produtores cadastrados com o certificado do IMA, junto com as parcerias da Prefeitura de Araxá, Ocemg, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais  (Sescoop), Banco do Brasil, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de  Minas Gerais (Emater-MG), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) e comércios.

A reunião contou com a participação da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, da chefe do Setor de Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Sandra Cavalini Bergmann, da extensionista da Emater-MG, Juscelina Pereira Onisto, da coordenadora técnica estadual do Programa Queijo Minas Artesanal, Marinalva Olívia Martins Soares, do presidente da Associação Regional dos Produtores de Queijo Minas Artesanal Araxá, Afrânio Ladeira, além de representantes do IMA e da unidade local da Vigilância Sanitária.

Notícias relacionadas