Super banner
Super banner

Encontro SESI de Artes Cênicas comemora 25 anos em 2015

Encontro SESI de Artes Cênicas comemora 25 anos em 2015

Equipes de coordenadores, produção e assessores preparam o 25º Encontro SESI de Artes Cênicas. Serão três palcos fixos e apresentações em vários pontos da cidade, onde artistas de diversas regiões do país vão expressar dança, música, teatro e circo em Araxá, região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. De 30 de outubro a 7 de novembro de 2015, a conhecida Terra de Beja, respira arte.

O evento acontece através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) Desde a primeira edição, a mineradora é parceira do Sistema FIEMG, patrocinando o Encontro SESI. E além de festejar os 25 anos de apoio ao evento, a CBMM ainda celebra 60 anos de fundação. Duas comemorações importantes para a empresa, a FIEMG e todos os envolvidos no festival, que é considerado um dos maiores e mais importantes de Minas Gerais.

Nesse ano, o Encontro traz o tema “A força de quem faz”. É uma realização do Sistema FIEMG/SESI (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial). A supervisora técnica de Cultura do SESI/Araxá, Cynthia Verçosa, descreve a representatividade para o município.

“Araxá é uma cidade que respira cultura e o Encontro SESI de Artes Cênicas é responsável por este cenário que se criou em nossa cidade. Repleto de apresentações de teatro, dança, música, circo e oficinas, prima pela alta qualidade artística. Este ano, comemorando 25 anos de muita arte, pretendemos proporcionar aos araxaenses momentos de muita emoção. Teremos um Festival digno de um jubileu de prata”, relata.

São três palcos para receber toda a programação. A unidade do SESI em Araxá terá dois pontos de eventos: na tenda, músicos araxaenses terão um local de encontro especial. A cada dia, um estilo será apresentado, artistas do pop rock nacional e internacional, MPB, hip-hop e Rap, forró pé de serra ganham destaque no festival, sempre no final de tarde.

Já o Teatro SESI recebe espetáculos de todo o país. Atores e bailarinos se dividem em várias montagens. O terceiro palco fixo será no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim. E o aprendizado para aperfeiçoamento de artistas também está inserido. Cinco oficinas acontecem durante toda a 25ª edição do Encontro.

Nesse jubileu de prata, acontece ainda uma exposição de Cartazes e Figurinos que conta a trajetória deste festival de Araxá. Outra mostra, de máscaras teatrais, utilizando uma técnica italiana, também está na programação. Para acompanhar tudo que acontece no 25º Encontro SESI de Artes Cênicas, acesse o endereço www.fiemg.com.br.

25 anos de Encontro SESI

Essa história cultural começou em 1990, quando o SESI-MG iniciou em Araxá dois festivais: o Mostrará (Mostra de Teatro de Araxá) e o FestSESI (Festival de Dança da Primavera). A junção para o Encontro de Artes Cênicas de Araxá ocorreu em 2003 e dois anos depois, uma nova reformulação levou à atual identidade e denominação para “Encontro SESI de Artes Cênicas”.

Nessa nova fase, a programação foi ampliada e outros gêneros além do teatro e de dança foram inseridos, agregando o circo, música ao vivo e a performance. Os 25 anos do Encontro SESI de Artes Cênicas ressaltam a “Força de quem faz” arte e cultura e os distintos modos de criação e produção.

 

Fonte: Ascom Encontro SESI de Artes Cênicas

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x