Super banner
Super banner

Encontro Sesi de Artes Cênicas traz à Araxá o espetáculo “O ano em que virei adulto”

Encontro Sesi de Artes Cênicas traz à Araxá o espetáculo “O ano em que virei adulto”

Foto: ENCONTRO SESI DE ARTES CÊNICAS

Nesta quinta-feira, 31 de outubro, o 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas apresenta, às 9h30, 15h30 e 20h30, no  Teatro Sesi Araxá, o espetáculo O ano em que virei adulto, daZap 18. Sob direção de Cida Falabella, a peça conta a saga de Dominic para se transformar em um jogador de beisebol. Os sonhos do rapaz na virada dos seus dezoito anos – idade decisiva na vida – são o que conduzem a narrativa do livro “1933 foi um ano ruim” de John Fante, no qual o espetáculo se inspira. À riqueza e a agilidade das linhas do escritor se juntam as histórias pessoais do ator em cena, Gustavo Falabella Rocha, que também já teve seus sonhos: quis ser jogador de futebol, foi apaixonado por uma garota que não o correspondia e outras várias pequenas facetas e histórias que são comuns a quase todos no processo de se tornar adulto.

Às 20h, o grupo Dialética Baiana – com os artistas Ricardo Koctus, Thiago Braga, Luisinho Vassalo, Claudio Moraleida, Marina Arthuzzi, Marina Viana e Marcelo Veronez – se apresenta na Fundação Cultural Calmon Barreto.  No mesmo local, às 21h, DJ Black Josie traz ao Festival o Baile Black Soul. Inspirado nos antigos bailes do Seu Osvaldo e sua Orquestra Invisível e de Big Boy e Ademir Lemos, o baile oferece ao público uma deliciosa e dançante viagem pelo soul, funk e disco dos anos 70, coordenado pela experiente DJ e contando com a participação de dançarinos convidados.

Sob o tema “Arte que transforma o mundo, mundo que transforma a arte”, até o dia 1º de novembro, o Encontro Sesi de Artes Cênicas apresenta variadas atrações, entre espetáculos de palco e rua, oficinas, intervenções e shows. O público poderá conferir a programação no Teatro Sesi Araxá, na Fundação Cultural Calmon Barreto e na Praça do Teatro Municipal. Todas as apresentações são gratuitas. O evento é uma realização do Sistema Fiemg por meio do Sesi MG, com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Localiza e TV Integração, com produção da Cuia Cultural.

Para o curador Juarez Guimarães Dias, o 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas possibilitará, ao público de Araxá e região, conhecer importantes espetáculos do cenário artístico brasileiro. “Com o Festival, trazemos ao interior mineiro relevantes peças que geralmente se apresentam em capitais de todo o Brasil. Essa descentralização da cultura reforça o aspecto transformador que tematiza esta edição, além disso, espetáculos locais ganham força e espaço na cena teatral”, destaca.

Formação de público

Há 23 anos ininterruptos em cena, o Encontro de Artes Cênicas reafirma o Sesi como promotor de cultura e formador de público. Desse modo, também se investe em acessibilidade ao cenário artístico nacional. “Temos o compromisso de levar a cultura, em todas as suas formas, para a sociedade. Em parceria com a CBMM, que participa do projeto desde o início, a indústria possibilita – não apenas aos industriários e suas famílias, mas a toda a comunidade da região – a oportunidade de viver e respirar as expressões culturais de forma integral”, destaca o gerente de Cultura do Sesi MG, Thiago Maia, ao ressaltar, ainda, a importância do evento como espaço catalisador de novos talentos. “O 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas apresenta grupos e artistas que participaram de outras edições como espectadores e, hoje, voltam como expoentes artísticos. Isso revela os efeitos gerados, a partir da iniciativa, na comunidade”, completa.

À sociedade araxaense, o Encontro Sesi de Artes Cênicas tem proporcionado, há mais de duas décadas, a experiência de fruição e produção de obras artísticas cênicas (teatro, dança, circo e música) que exercem influência sobre modos de perceber e compreender a sua realidade. Ao mesmo tempo, potencializa o desenvolvimento artístico da cidade, oferecendo a seus agentes culturais a oportunidade de contato com o que se tem produzido nos grandes centros urbanos. Além disso, o Encontro afirma a convicção de “Mens sana in corpore sano”, ou “Uma mente sã num corpo são”, pois estimula melhor qualidade de vida e de trabalho dos funcionários e colaboradores da indústria, do Sistema FIEMG/ SESI/ SENAI e dos habitantes de Araxá e região.

Serviço

23º Encontro Sesi de Artes Cênicas

O ano em que virei adulto

ZAP 18

31 de outubro, quinta, às 9h30, às 15h30 e às 20h30

Teatro Sesi Araxá – Av. Ítalo Rossi, s/n – Bairro Santa Rita

 Atuação: Gustavo Falabella Rocha

Direção: Cida Falabella

Dramaturgia: Cida Falabella e Gustavo Falabella Rocha

Colaboração: Juarez Guimarães Dias e Thiago Pereira

Trilha sonora: Thiago Pereira

Figurino: Luna Falabella

Imagens: André Veloso

Cenário: Gustavo Falabella Rocha

Iluminação: Tainá Rosa e José Reis

Duração: 50 min

Classificação indicativa: maiores de 14 anos.

Ingressos distribuídos 30 min. antes da apresentação

 

Dialética Baiana

31 de outubro, quinta, 20h

Fundação Cultural Calmon Barreto

Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro

Músicos/ Artistas: Ricardo Koctus, Thiago Braga, Luisinho Vassalo, Claudio Moraleida, Marina Arthuzzi, Marina Viana e Marcelo Veronez

 

Baile Black Soul

DJ Black Josie

31 de outubro, quinta, 21h

Fundação Cultural Calmon Barreto

Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro

 

Informações

Telefone: (34) 3662-4194

Site oficial: www.sesimg.com.br

Notícias relacionadas