Super banner
Super banner

Engenharia de Produção do Uniaraxá conquista nota 4 na avaliação do MEC

Engenharia de Produção do Uniaraxá conquista nota 4 na avaliação do MEC

Os entrevistados Válter Gomes, Alzimar Borges, Edmundo Burgos e Wilson Barbosa Filho

Na última semana, uma Comissão de Avaliação de Cursos do Ministério da Educação (MEC) visitou o campus do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) para avaliar o curso de Engenharia de Produção e recentemente emitiu um relatório concluindo com conceito “Muito Bom” e nota 4, em uma escala que vai até 5. Funcionários, professores e alunos comemoram a nota do curso reconhecido pelo MEC.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção do Uniaraxá, Edmundo Burgos Cruz, afirma que a preparação para receber a comissão foi exaustiva, já que esta foi uma das mais exigentes avaliações que a instituição recebeu.

“Foi a nota máxima, e a meta e foi atingida. Nós temos uma série de coisas para fazer, nós estamos no rumo certo. Demos um retorno para os alunos e todos estão cientes de que é preciso melhorar. A melhoria contínua está no DNA dos nossos alunos de Engenharia de Produção, particularmente.”

Além de ser o coordenador do curso no Uniaraxá, Edmundo Burgos também é coordenador de Processos Metalúrgicos do Centro de Tecnologia na Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), destacando que a maioria dos professores está no mercado de trabalho, levando para a sala de aula a teoria e também a prática.

“A maior parte de nossos alunos é formada para o mercado e esses professores passam suas experiências para eles.” Edmundo destaca os diversos setores em que engenheiros de produção podem trabalhar, entre eles empresas de manufaturados, agronegócio, mineração, metalurgia, bancos, investimentos, hospitais, educação, entre tantos outros.

Wilson Alves Barbosa Filho está no 8º período de Engenharia de Produção, faz parte da primeira turma do curso e destaca a alegria, orgulho e euforia dos alunos ao serem informados da nota 4.

Ele trabalha na empresa Vale Fertilizantes e tem expectativa para crescer profissionalmente na empresa, com a conclusão do curso. “O resultado que a instituição conseguiu só demonstra que estamos no caminho certo. Aquela dúvida da qualificação não existe mais. Esse não é um conceito meu, é uma visão da turma como um todo. Toda a instituição está de parabéns, o resultado demonstra que o trabalho está sendo bem feito”, afirma.

Azilmar Borges da Silva Martins é diretora do Instituto das Engenharias do Uniaraxá e comemora o conceito 4. “O conceito 5 geralmente é para grandes universidades públicas”, explica. Segundo ela, a avaliação do curso é um processo contínuo e, avaliações internas, são feitas frequentemente para garantir resultados rápidos.

O reitor do Uniraxá, professor Válter Gomes, está satisfeito com o resultado e explica que a nota máxima, 5, é extremamente difícil para uma instituição particular. “Uma das três dimensões avaliadas, corpo docente, possui critérios que valorizam significativamente professores com titulação de mestre e principalmente de doutor. Entretanto, sabemos que nem sempre tais titulações significam qualidade. No Uniaraxá, por exemplo, temos professores especialistas com grande experiência no mercado de trabalho, muitos deles, atuando nas grandes empresas durante o dia e desenvolvendo um trabalho muito bom no ensino, associando teoria e prática.”

O reitor parabeniza a comunidade acadêmica que a cada dia abraça os projetos da instituição e garante o sucesso dos cursos oferecidos. “A instituição espera na média geral dos cursos atingir o nível 4 e é para isto que estamos trabalhando”, informa.

Além do curso de Engenharia de Produção, os curso de Gestão de Recursos Humanos e Gestão Comercial também têm nota 4 na avaliação do MEC, nota que brevemente será de todos os cursos do Uniaraxá que buscam a excelência e práticas inovadoras quando o assunto é a qualificação dos seus alunos.

Notícias relacionadas