Super banner
Super banner

Engenharíadas em Araxá atrai 2,5 mil universitários durante o feriado

Engenharíadas em Araxá atrai 2,5 mil universitários durante o feriado

Engenharíadas Mineiro 2013 em Araxá - Fotos: Jorge Mourão

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO – Araxá recebeu as Engenharíadas Mineiro durante o período de feriado de Corpus Christi, com a participação de 2,5 mil acadêmicos de 21 universidades de várias cidades do Brasil. Natação, jiu-jitsu, atletismo, tênis de mesa, tênis de campo, natação, judô, basquete, peteca, vôlei, handebol, futsal e futebol de campo foram as modalidades esportivas disputadas.

Além privilegiar o esporte, as Engenharíadas promoveram também shows musicais que levaram mais de 2 mil pessoas ao Expominas com as atrações Bonde do Tigrão, Molejo, Nando & Leo, Só na Gandaia e Mamonas Assassinas Cover.

De acordo com o vereador Professor Cachoeira (PDT), principal apoiador do evento, a realização das Engenharíadas em Araxá contabilizou um saldo bastante positivo.

 “Tivemos aqui a presença de mais de 2 mil universitários de todo o Brasil, essas pessoas chegaram a viajar mais de dois dias para chegar a nossa cidade, como o pessoal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Eventos desse porte fez com que Araxá seja conhecida e mostrada fora do Estado de Minas Gerais para começarmos realmente um projeto turístico da nossa cidade”, diz o vereador.

Cachoeira acrescenta que Araxá vai se tornar um polo de educação oferecendo o conhecimento e a informação para todos. “Não tivemos nenhuma briga. Eles (universitários) se irmanam e identificam. Antes de virem para Araxá, eles se interagiam através das redes sociais, houve o diálogo. Fizemos realmente de Araxá uma cidade do esporte com um calendário robusto de eventos.”

Bernardo Lima, da Euphoria Eventos (BH), empresa organizadora do evento, destaca que o objetivo das Engenharíadas é provocar o fomento esportivo universitário aliado à integração dos estudantes de diferentes partes do Estado e do Brasil.

“O jovem fez uma prática esportiva saudável e, ao mesmo tempo, um intercâmbio que leva para toda a sua vida. Mais de 20 faculdades estiveram representadas, do Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. É um evento que deu uma grande visibilidade para Araxá”, destaca..

Uma grande movimentação nas praças esportivas que recebem os jogos como Colégio Dom Bosco, Uniaraxá, Ginásio Dino Baroni, Escola Estadual Maria de Magalhães, dentre outros, foi constatada pela Euphoria Eventos, que ficou satisfeita com o evento realizado.

“As praças desportivas sempre muito movimentadas e cheias. Várias delegações andando todas uniformizadas pelas ruas, então, foi um cenário bonito e diferente. A gente realiza eventos similares a esse, queremos voltar, a cidade tem uma infraestrutura muito boa”, elogia Bernardo.

“Não existiu aqui em Araxá sequer uma vaga nos hotéis. As praças de alimentação e os barzinhos, todos cheios. Nós ainda temos uma estrutura muito tímida. A cidade precisa começar a se preparar para este tipo de evento. Estamos iniciando. Tão logo que esse calendário seja colocado (por parte da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude), as pessoas que vivem do turismo e do comércio de Araxá vão começar a se preparar. Com certeza, todo mundo sai ganhando”, acrescenta Cachoeira.

Outro ponto alto do evento foi os concursos de Charangas e de Animadoras de Torcida das Associações Atléticas Acadêmicas de Engenharia. Além disso, cada torcida e bateria fizeram um show a parte durante a realização dos jogos.

Quem participou, gostou, e quer mais

“É uma experiência bem interessante, você vim aqui confraternizar com as outras universidades. Estou aqui, conhece outras pessoas de diversos cantos do Brasil, está sendo muito legal e bacana”, relata o universitário Eduardo Abreu, do Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro.

“Araxá é uma cidade bem cuidada e muito limpa, fomos muito bem recepcionados, os jogos e shows estão bastante legais. Pra mim, está sendo uma experiência única na minha vida”, destaca a universitária Mariana Macedo de Assis, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) de Belo Horizonte.

“Pena que foi só até domingo. Já estou sentindo saudades desse ambiente. Foram dias memoráveis que vou guardar para o resto de minha vida”, acrescenta a estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Camila Gonçalves.

Notícias relacionadas