Equipe Paraolímpica do Uniaraxá conquista 27 medalhas em seletiva na capital federal

Equipe Paraolímpica do Uniaraxá conquista 27 medalhas em seletiva na capital federal

A equipe Minas Olímpica/Uniaraxá, formada por atletas da Apae e da Fada, representou Araxá muito bem na etapa Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação, realizado no último dia 26, em Brasília. O grupo correspondeu às expectativas dos treinadores e teve uma surpreendente participação, com 27 medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro, 13 de prata e nove de bronze.

Sete atletas conseguiram índices para disputar as duas etapas do Campeonato Brasileiro que serão realizadas em setembro na cidade de Fortaleza (CE) e, em outubro, em Curitiba (PR). Destacaram-se no atletismo os atletas João Paulo Barreto (Apae), Daniela Conceição (Apae), Luis Teixeira (Fada), Alex Pedrosa (Fada), Jonathan Carneiro (Fada) e Giovane Aparecido (Apae); e na natação, Leandro Silva (Apae).

Para o coordenador, Rogério José Maria Borges, a participação da equipe do Uniaraxá superou em muito a marca do ano passado, quando dois atletas alcançaram índice para o Campeonato Brasileiro em duas provas.

Neste ano, os araxaenses deram um salto considerável, sendo sete atletas com índice em 12 provas. “Este resultado mostra que estamos no caminho certo e, a partir de agora, vamos buscar mais apoio, para continuar crescendo e viabilizar a participação destes atletas nos campeonatos que ainda serão realizados” anuncia Rogério.

 

Segundo ele, todos os atletas melhoraram suas marcas e conseguiram aumentar a representatividade no brasileiro.

Rogério destaca a importância do auxílio repassado pelo governo de Minas Gerais em maio deste ano ao Centro Universitário, através do convênio com o programa Minas Paraolímpico. Com o investimento de R$ 27.450 na aquisição de material, os atletas puderam treinar com o mesmo material utilizado na competição, o que foi muito importante para o rendimento da equipe.

Os atletas da equipe Minas Olímpica/Uniaraxá estão motivados a participar de outras competições. Até o final do ano serão promovidos campeonatos importantes, entre eles o Brasileiro, o Brasileiro para Cegos, o Brasileiro Estudantil, os JIMIs, o Brasileiro de Goalball e o Mineiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas.

A meta agora é buscar recursos para que todos os atletas classificados possam participar dos próximos campeonatos, oportunidade para que eles adquiram mais experiência e possam superar os resultados a cada competição, contribuindo desta forma para o sucesso e o reconhecimento do esporte paraolímpico brasileiro.

Notícias relacionadas