Super banner

Escola Auxiliadora Paiva recebe primeiro Telecentro de Araxá

A Escola Municipal Professora Auxiliadora Paiva recebeu no final da tarde de hoje (3) o primeiro Telecentro da cidade. Trata-se de um ambiente voltado para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância, informações, serviços e oportunidades de negócios visando o fortalecimento das condições de competitividade da microempresa e da empresa de pequeno porte e o estímulo à criação de novos empreendimentos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Marlene Borges Pereira, é muito importante que os moradores e alunos contem com o Telecentro. “Nossa vida está toda ligada à informática e o uso do Telecentro vem como uma grande inclusão digital neste bairro”, destaca.

Para a diretora da escola, Marlene Ribeiro, a vinda do Telecentro é uma grande conquista para a comunidade. “A inclusão digital capacita os menos favorecidos e atende a necessidade do mundo atual e globalizado”, diz.
 
Os mais de 800 alunos poderão usufruir do Telecentro em breve. Hoje foram entregues 10 computadores, 10 mesas, 21 cadeiras, uma webcam, um roteador, data show, impressora a laser e um armário. Uma sala será construída exclusivamente para o Telecentro, que tem previsão de inauguração para agosto. 

Telecentros

Telecentros são espaços com computadores conectados à internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço.

É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Notícias relacionadas