Super banner

Escola de Música inicia atividades da Orquestra Viva em maio

Escola de Música inicia atividades da Orquestra Viva em maio

Projetos culturais CBMM

Da Redação/Raphael Rios – A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) vai patrocinar três projetos importantes da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo. Os investimentos serão para as apresentações culturais do CirculArte e Noite do Chorinho, na ordem de R$ 5  mil, e a montagem e manutenção da Orquestra Viva, com verba de R$ 450 mil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

“Nós conseguimos a aprovação do projeto CirculArte, que leva música ao Barreiro atendendo a população de Araxá e turistas. Será todos os domingos, das 10h às 12h, com os grupos da escola. São 15 grupos diferentes e cada semana um terá a oportunidade de mostrar seu estilo”, diz a diretora da escola, Débora Arantes.

De acordo com ela, os outros dois projetos que a empresa vai apoiar são a segunda edição da Noite do Chorinho, que terá apresentação no dia 27 de abril, e a Orquestra Viva.

“O projeto da Orquestra Viva vai implementar a nossa orquestra com instrumentos e mão de obra. Será dada a oportunidade a 80 alunos captados em escolas municipais e estaduais. Dos 80 oficineiros, serão selecionados aqueles que mostrarem talento e estarem imbuídos no projeto para fazer aulas sem nenhum custo” diz.

A diretora destaca que as aulas serão diárias es os alunos contam com professores da cidade e com músicos de Uberaba. “Assim que as aulas começarem, 30 alunos serão selecionados para a orquestra. Eles serão bolsistas, contemplados com meio salário mínimo mensal”, destaca.

“Vamos entrar em contato com as escolas estaduais e municipais para a inscrição de alunos de 10 a 20 anos. Sabemos que é um projeto de longo prazo e muito promissor”, acrescenta Débora.

A diretora conta que o projeto tem um enfoque social muito grande. “Nós queremos trazer as crianças e os adolescentes para dentro da escola e tirá-las do ócio”, afirma.

As atividades da Orquestra Viva começam em maio.

Notícias relacionadas