Super banner
Super banner

Escola de Música lança curso de cavaquinho

Escola de Música lança curso de cavaquinho

A Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo agora conta com o curso de cavaquinho e aulas de um músico arranjador. A instituição é administrada pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) e atualmente tem cerca de 870 alunos.

No curso livre, oferece aulas de 16 instrumentos divididos em sopro, percussão, teclas e cordas, além das aulas vocais.

Já no curso técnico, além das aulas que já eram oferecidas como piano, violão e flauta transversal, a partir deste ano passou a contar com os cursos de teclado e de educação musical, que visa a capacitação de profissionais que atenderão a demanda de professores nas escolas, já que a partir de 2010 a disciplina de formação musical passará a fazer parte da grade curricular.

Segundo a diretora Débora Arantes Afonso Francisco, o curso de educação musical é o primeiro e único do Brasil em nível técnico. Ele existia anteriormente como curso superior. “A intenção da escola é se tornar referência nesse curso”, destaca.

Grupos de corais, chorinho, seresta, viola, forró, quinteto de flauta e quinteto de cordas são formados por alunos. O grupo Concerthus, formado por professores, é pautado pela diversidade de instrumentos e repertório. A Escola também possui uma banda de música e uma orquestra, sendo esta a primeira de Araxá.

A escola mantém parcerias com entidades sociais e hospitais através da musicoterapia aos internos e pacientes.

Melhorias estruturais

A escola passou por melhorias estruturais no início deste ano feitas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano como pintura externa e interna, troca de parte do telhado e reforma de alguns móveis.

Débora anuncia que a escola tem um projeto de ampliação do prédio para o melhor aproveitamento do espaço físico, que também contemplará a construção de um anfiteatro.

“Consequentemente, haverá um aumento no número de pessoas atendidas, cuja demanda atual é da ordem de dois mil alunos. Outro projeto interessante tem a intenção de levar a escola para as ruas. Queremos realizar apresentações musicais nos bairros nas tardes dos fins-de-semana, levando a cultura para toda a comunidade”, ressalta.

A Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo fica na Praça Arthur Bernardes, 18, Centro – (34) 3691.7148.

Notícias relacionadas