Super banner
Super banner

Escolas Agar de Afonseca e Alice Moura estão previstas para final de junho

Escolas Agar de Afonseca e Alice Moura estão previstas para final de junho

A Prefeitura Municipal de Araxá deve inaugurar no segundo semestre, ao final de junho, as escolas municipais Agar de Afonseca e Silva, no bairro Pão de Açúcar IV e Alice Moura, no Vila Silvéria.

De acordo com o Secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, a Escola Municipal Alice Moura ficou muito bonita, vai contar com um prédio que chama a atenção. “É uma escola que existe há muitos anos e é uma solicitação antiga de toda a comunidade, de todas as pessoas que têm seus filhos estudando na unidade de ensino. A obra representa a realização de um sonho, a concretização de um desejo de muitos anos atrás”, afirma.

Sebastião informa que na Alice Moura foram gastos R$ 4.707.102,79. As obras começaram em julho de 2017, o prédio tem 3 andares sendo 2.895,82m² de área construída. São 12 salas, laboratório de informática, biblioteca, sala de recurso (para atender crianças da inclusão), 2 salas multiuso, 1 sala de artes, 1 sala de reforço, secretaria, salas de supervisão, professores, direção, cozinha, refeitório, despensa de alimentos, depósitos, lavanderia, área de resíduos sólidos, estacionamento, área de carga e descarga, elevadores, banheiros adaptados, vestiários, escovário, trocadores, área livre para recreação, quadra poliesportiva, pátio coberto e jardim.

A unidade de ensino que funciona atualmente nas dependências do Uniaraxá com 239 alunos, na sede própria, terá mobiliário novo e atenderá 300 crianças do 2° período da Educação Infantil e do Ensino Fundamental séries iniciais do 1° ao 5° ano, com idades entre 6 e 10 anos.

O Secretário adianta que além da escola, a região deve contar em breve com uma praça e com o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Dom Pixote cuja licitação está sendo concluída. Um conjunto de três obras, projeto moderno dando uma nova visão, uma nova roupagem para todo o bairro. “Além da importância de se oferecer uma escola moderna para o funcionamento da educação, o objetivo do prefeito foi trazer uma nova arquitetura para aquela região da Vila Silvéria. A arquitetura da escola Alice Moura vai mudar o perfil arquitetônico daquele setor”, ressalta Sebastião.

Escolas Agar de Afonseca e Alice Moura estão previstas para final de junho 1

A Administração Municipal também está entregando uma nova escola no bairro Pão de Açúcar IV. De acordo com o Secretário, é também uma escola de arquitetura moderna e necessária, num setor que já conta com várias moradias nos bairros Pão de Açúcar III, IV e V. “A escola também é uma reivindicação dos moradores diante de uma necessidade instalada no local, depois que a prefeitura construiu o Cemei Querobina Gomes Borges, no bairro. A obra é muito importante, vai atender a população carente de toda aquela região”, salienta.

A escola Agar de Afonseca e Silva começou a ser construída em agosto de 2016, obra que sofreu atrasos por causa de adaptações no projeto que precisaram ser analisadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Foram investidos R$ 1.505.000,00 na construção de seis amplas salas de aula, almoxarifado, arquivo, salas de diretoria, secretaria e de professores, sanitários, cozinha, despensa, depósito, área de serviço, vestiários, gás, lixo e reservatório de água, pátio e passarelas cobertos, muro de alvenaria estruturada no entorno de toda a escola, passeios de concreto, passarelas de acessos de pedestre, de veículos e de circulação interna, calçada pública e área livre para recreação.

São 868,00m² de área construída e a previsão é de atender 240 alunos da educação infantil. Vai receber estudantes do 1° e 2°período, com 4 e 5 anos; do Fundamental vão atender as séries iniciais, alunos do 1° ao 5° ano, com idades que variam de 6 a 10 anos.

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Selma Maria de Oliveira, a construção das duas escolas demonstra a importância e o compromisso da Administração Municipal com a comunidade. “Oportuniza a oferta de dependências físicas de qualidade para o atendimento da educação. Também oferece aos alunos um ambiente agradável para a construção da aprendizagem”, destaca.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x