Super banner

Escolas de Araxá são selecionadas para “Mostra de Teatro Bem Brasil – Educando para a vida”

Escolas de Araxá são selecionadas para “Mostra de Teatro Bem Brasil –  Educando para a vida”

Sete escolas do ensino fundamental I e II do município de Araxá, MG, tiveram as suas propostas escolhidas para participar da “Mostra de Teatro Bem Brasil – Educando para a vida”. A iniciativa deriva de uma parceria da Bem Brasil com o Grupontapé de Teatro e a Prefeitura Municipal de Araxá, MG, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto consiste em capacitar professores para a criação, condução e montagem de cenas teatrais juntamente com seus alunos. A temática central de todas as cenas é o meio ambiente e a sustentabilidade.

As instituições escolhidas serão acompanhadas pelo Grupontapé de Teatro, que irá promover atividades artísticas, de formação, capacitação e monitoria dos processos de criação, a serem agendados previamente com as escolas. Todas as atividades oferecidas pelo Grupontapé serão custeadas pelo próprio Grupo que é patrocinado pela Bem Brasil,por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Cabe às escolas apenas providenciar o espaço onde ocorrerão as atividades. O período de criação das cenas vai de 26 de agosto a 30 de outubro e a mostra será realizada entre os dias 31 de outubro a 1º de novembro, no Teatro Municipal de Araxá.

Entre os objetivos da mostra está promover o desenvolvimento humano por meio do teatro e a reflexão sobre o fazer teatral aplicado à educação, gerando assim, uma forma de lazer, aprendizado e desenvolvimento para os participantes; e propiciar aos alunos o contato com a arte cênica e o desenvolvimento das suas habilidades artísticas.

Para Katia Bizinotto, atriz do Grupontapé de Teatro, “o grande desafio do teatro é fazer com que ele aconteça! É a gente transformar o que está na cabeça, no papel em arte e com isso, tocar o nosso público e especialmente nos desenvolver a nós mesmos enquanto seres humanos que pensam em outros seres humanos e nas futuras gerações”.

Meio Ambiente em foco

Para Erika Araújo, supervisora de Meio Ambiente na Bem Brasil, a iniciativa vem para reafirmar o compromisso da empresa com a educação, a arte e a sustentabilidade ambiental. “A Bem Brasil sempre zelou pela sustentabilidade no âmbito sócio-ambiental; e trabalhando essa frente educativa, com professores e alunos, por meio da arte, com certeza teremos uma resposta efetiva para atingir os nossos objetivos”. Ainda segundo Erika o projeto também é uma forma alertar as pessoas para a questão ambiental. “Resgatar os valores de preservação ambiental é o foco, mas os elementos de tudo isso são muito simples. Eles estão nas pessoas internamente; a arte ajuda a resgatar tudo isso e a expressão derivada dessas ações ajuda a consolidar atitudes que estarão na vida dessas pessoas para sempre”.

Reconhecimento

Haverá certificação e destaque para as seguintes categorias: melhor roteiro; melhor direção; melhor ator/atriz; melhor trilha sonora; e a escolha dos primeiro, segundo e terceiro lugares para as melhores cenas.

O corpo de jurados será composto por um representante do Grupontapé de Teatro, um representante da empresa Bem Brasil e um convidado a ser definido pela Comissão Organizadora da Mostra, da área de artes cênicas.

Os três jurados pontuarão cada cena conforme os critérios previamente estabelecidos, sendo que o resultado será divulgado ao final da Mostra.

Confira os nomes das escolas selecionadas

  • Escola Municipal Leonilda Montandon, 1º ano ciclo de alfabetização;
  • Oratório Nossa Senhora Auxiliadora, 1º ao 5º do ensino fundamental I, e 6º ao 9º do ensino fundamental 2;
  • AABB Comunidade 3º ao 9º ano;
  • Escola Municipal Professor Nelson Gomes, 3°, 4° e 5 ° ano do ensino fundamental;
  • Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães, 5º ano do ensino fundamental;
  • Programa Integração AABB Comunidade, 1º ao 9º ano; e
  • Escola Municipal padre Inácio, infantil e fundamental.

Serviço

Informações: (34) 3213-1325 / (34) 9222-0066
Período de Realização da Mostra: 31/10 a 10/11
Local: Teatro Municipal de Araxá

 

Sobre o Grupontapé

Fundado em 1994, o Grupontapé distingue-se pela linguagem acessível com qualidade artística. Com uma estrutura profissional fixa continuamente requalificada, mantém uma equipe comprometida com sua Missão: promover o desenvolvimento humano por meio do teatro. Desta forma, o grupo promove projetos de grande relevância para as comunidades das cidades visitadas com seus espetáculos, cursos, treinamentos, ações de formação e sensibilização comportamental e artística para adultos e jovens. Um “Centro de referência profissional das Artes Cênicas”: assim pode ser definido o Grupontapé.

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil, fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, Minas Gerais, com investimento de R$ 50 milhões. Atualmente, a fábrica produz mais de 100 mil toneladas por ano de batata pré-frita congelada, tem cerca de 300 colaboradores e ocupa a liderança de mercado, dentre os fabricantes nacionais, além de vigorar entre as marcas mais consumidas no país, fazendo frente competitiva a grandes marcas mundiais em seu segmento. Em 2017, a marca inaugurará uma segunda unidade fabril, desta vez no município de Perdizes, a 50 km de Araxá, e se prepara para produzir 250 mil toneladas de batata/ano, dobrando o número de empregos diretos e indiretos gerados na região.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *