Super banner
Super banner

Escolas públicas de Araxá participam da “1ª Mostra de Teatro Bem Brasil”

Escolas públicas de Araxá participam da “1ª Mostra de Teatro Bem Brasil”

Sete escolas do ensino fundamental I e II do município de Araxá, foram selecionadas para participarem da “1ª Mostra de Teatro Bem Brasil – Educando para a vida”, que será realizada dia 01 de novembro, no Teatro Municipal da cidade, das 08h30 às 10h30 e das 13h30 às 16 horas.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a empresa Bem Brasil, o Grupontapé de Teatro e a Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto, que é divido por etapas, consiste em capacitar professores para a criação, condução e montagem de cenas teatrais com os alunos. A temática central de todas as cenas são o meio ambiente e a sustentabilidade.

A primeira etapa foi voltada para as inscrições, que se encerraram no dia 28 de agosto. As instituições escolhidas serão acompanhadas pelo Grupontapé de Teatro, agora na segunda etapa, que seguirá até o dia 30 de outubro, na qual o grupo promoverá atividades artísticas, de formação, capacitação e monitoria dos processos de criação, que serão agendados previamente com as escolas, para a criação das cenas. A última etapa será a Mostra de Teatro.

Todas as atividades oferecidas pelo Grupontapé serão custeadas pelo próprio Grupo que é patrocinado pela empresa Bem Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Entre os objetivos da mostra estão: a promoção e desenvolvimento humano, por meio do teatro e a reflexão sobre o fazer teatral aplicado à educação, gerando assim, uma forma de lazer, aprendizado e desenvolvimento para os participantes, além de propiciar aos alunos o contato com a arte cênica e o desenvolvimento das suas habilidades artísticas.

Para Katia Bizinotto, coordenadora do Grupontapé de Teatro, “o grande desafio do teatro é fazer com que ele aconteça”. “É transformarmos o que está na cabeça e no papel em arte e, com isso, tocar o nosso público e, especialmente nos desenvolver a nós mesmos enquanto seres humanos que pensam em outros seres humanos e nas futuras gerações”, acrescenta.

Meio ambiente em foco

Para a supervisora de meio ambiente da Bem Brasil, Érika Araújo, o projeto vem para reafirmar o compromisso da empresa com a educação, a arte e a sustentabilidade ambiental. “A Bem Brasil sempre zelou pela sustentabilidade no âmbito socioambiental e trabalhando essa frente educativa, com professores e alunos, por meio da arte, com certeza teremos uma resposta efetiva para atingir os nossos objetivos”, afirma. Ainda segundo Érika Araújo, o projeto também é uma forma alertar as pessoas para a questão ambiental. “Resgatar os valores de preservação ambiental é o foco, mas os elementos de tudo isso são muito simples. Eles estão internamente nas pessoas. A arte ajuda a resgatar tudo isso e a expressão derivada dessas ações ajuda a consolidar atitudes que estarão na vida dessas pessoas para sempre”, complementa.

Premiação

Um corpo de jurados composto por um representante do Grupontapé de Teatro, um representante da Bem Brasil e um convidado da área de artes cênicas, que será definido pela comissão organizadora da Mostra, avaliará a performance dos grupos participantes.

Haverá certificação e destaque para as seguintes categorias: melhor roteiro; melhor direção; melhor ator/atriz; melhor trilha sonora, e a escolha dos: primeiro, segundo e terceiro lugares para as melhores cenas.

Os três jurados pontuarão cada cena, conforme os critérios previamente estabelecidos, sendo que o resultado será divulgado ao final da Mostra.

Confira os nomes das escolas selecionadas:

• Escola Municipal Leonilda Montandon, 1º ano ciclo de alfabetização;

• Oratório Nossa Senhora Auxiliadora, 1º ao 5º do ensino fundamental I, e 6º ao 9º do ensino fundamental 2;

• AABB Comunidade 3º ao 9º ano;

• Escola Municipal Professor Nelson Gomes, 3°, 4° e 5 ° ano do ensino fundamental;

• Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães, 5º ano do ensino fundamental;

• Programa Integração AABB Comunidade, 1º ao 9º ano; e

• Escola Municipal padre Inácio, infantil e fundamental.

Serviço

O quê: 1ª Mostra de Teatro Bem Brasil

Onde: Teatro Municipal de Araxá-MG

Quando: 01/11

Horário: Das 08h30 às 10h30 e das 13h30 às 16 horas

Quanto: Entrada gratuita

Informações: (34) 3213-1325 / (34) 9222-0066

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x