Super banner

Estado firma acordo para ampliar exportações

Estado firma acordo para ampliar exportações

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), assinou, nesta terça-feira (30), acordo de cooperação técnica com a Associação Mineira de Supermercados (Amis) a fim de promover a expansão da pauta mineira de exportações e incentivar maior inserção de empresas e produtos mineiros no mercado internacional. O acordo foi assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade, e o presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), José Nogueira Soares Nunes.

O acordo marca, segundo o secretário, o estabelecimento de ações de cooperação mútua entre a Sede e a Amis, pois “o Estado não está satisfeito com apenas seis a oito produtos dominando a pauta de exportações. Estamos trabalhando para abrir novos canais, em um sério esforço para mudar nossa pauta de produtos para exportação”, destacou, lembrando que, ao criar a Central ExportaMinas, “o Governo de Minas iniciou seu esforço para, de maneira desburocratizada, preparar a iniciativa privada para comercializar com o mundo”.

O primeiro resultado da assinatura do acordo de cooperação será o lançamento do Espaço de Negócios Internacionais (ENI), na 22ª Convenção Mineira de Supermercados (Superminas), que será realizada no Expominas, de 21 a 23 de outubro próximo. Trata-se, segundo o presidente da Amis, de uma cooperação para o desenvolvimento de oportunidades no mercado internacional para a Associação e seus clientes.

Também durante a feira será assinado o protocolo de intenção entre a Sede e a Amis para uma nova parceria que possibilitará, além de treinamento para comercialização e exportação, congregar conhecimento e ações que agreguem valor aos produtos mineiros.

Com o apoio do Governo Estadual, por intermédio das Subsecretarias de Indústria e Comércio e de Assuntos Internacionais, com a participação especial da Central Exportaminas, o Espaço de Negócios Internacionais contará ainda com a colaboração do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e dos Correios.

Durante a feira, técnicos da Central ExportaMinas estarão à disposição de potenciais exportadores e importadores para orientá-los. Também serão feitas palestras sobre comércio exterior para representantes do setor supermercadista mineiro.

A proposta de cooperação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Amis está inserida na área de resultados “Investimento e valor agregado da produção”, conforme estabelecido no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e nos objetivos estratégicos do Projeto Estruturador “Inserção competitiva das empresas mineiras no mercado internacional”, uma das atribuições da Central Exportaminas.

Superminas

A Convenção Mineira de Supermercados (Superminas) é uma feira anual, organizada pela Amis, cujo objetivo é preparar e qualificar as equipes de varejo de supermercado em Minas. É reconhecida como a principal feira de âmbito estadual para a promoção de negócios do setor alimentício.

Notícias relacionadas