Super banner
Super banner

Estagiários de medicina atuam irregularmente no PAM

Estagiários de medicina atuam irregularmente no PAM

Estudantes do quinto ano do curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) estão realizando plantões no Pronto Atendimento Municipal (PAM) sem a supervisão de um médico registrado desde junho passado. A denúncia foi divulgada pelo Jornal Clarim na edição desta sexta-feira (20) e aponta graves irregularidades nos atendimentos, como a utilização de carimbos com nome e a inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) de médicos da cidade, e falsificação de assinaturas para prescrição das receitas.

De acordo com a reportagem, em janeiro passado um acordo entre a Prefeitura de Araxá e dois médicos que atuam no município foi firmado para que os alunos pudessem realizar os atendimentos sob a responsabilidade de um profissional registrado, mas a administração municipal não cumpriu o contrato e os profissionais deixaram de assumir o compromisso.

Casos semelhantes vêm acontecendo em diversas cidades do Brasil. O mais conhecido nacionalmente é o da jovem Joanna Cardoso, 5 anos, que faleceu no último dia 13, no Hospital Amiu, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde estava internada em coma desde o dia 19 de julho. A menina havia sido atendida em outro hospital, o Rio Mar, na Zona Oeste, onde um falso médico, estudante do quinto ano de Medicina, teria dado alta a ela quando ainda estava desacordada.

A denúncia em Araxá foi feita por uma paciente que é servidora pública. Segundo entrevista ao Clarim, ela diz que estudantes de Medicina estão realizando plantões no PAM aos finais de semana, sexta-feira à noite, sábado e domingo sem supervisão médica.

“É de conhecimento de toda a Santa Casa e do PAM. Geralmente, realizam o atendimento e fazem a prescrição médica com o carimbo, nome e a inscrição no CRM de médicos aqui da cidade, muitas vezes sem a autorização deles. Para não ter problema, os estudantes falsificam a assinatura dos médicos e liberam as receitas.”

Segundo a servidora, alguns estudantes nem se preocupam em carimbar ou assinar a prescrição médica e liberam a receita sem qualquer registro.

O médico endocrinologista Ayres Dumont de Paiva Borges, um dos dois médicos que era responsável pela supervisão dos estagiários, confirma a denúncia. Ele relata que recentemente localizou um atestado que tinha o carimbo com a sua inscrição no CRM e sua assinatura falsificada.
 
CRM

O delegado regional do CRM em Araxá, Sidney Gonçalves Ramos, explica que houve uma denúncia sobre o caso, mas o denunciante não quis se identificar. Como ainda não existe uma denúncia oficial, o delegado preferiu não falar sobre o assunto.

Secretaria Municipal de Saúde

O secretário municipal de Saúde, Antonio Marcos Belo, diz que uma reunião com o prefeito Jeová Moreira da Costa vai acontecer no início da próxima semana para tratar do assunto. Ele diz que na próxima terça-feira (24) vai anunciar à imprensa as medidas que serão tomadas pela prefeitura.

Leia mais no Clarim

A reportagem completa da denúncia você confere no Jornal Clarim – edição 732 desta sexta-feira (20) -, disponível nas bancas da cidade.

Notícias relacionadas