Etapa regional do Concurso Queijo Minas Artesanal acontece nesta sexta

Etapa regional do Concurso Queijo Minas Artesanal acontece nesta sexta

Será realizada, nesta sexta-feira (11), a etapa Araxá do 8º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal, realizado pelo Emater Minas, Instituto Mineiro der Agropecuária, Governo de Minas Gerais; com apoio da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap), através da ExpoAraxá e diversas outras organizações.

Estão inscritos 14 produtores cadastrados da microrregião Araxá. A comissão julgadora será composta por sete juízes, todos são conhecedores e apreciadores do Queijo Minas Artesanal, sendo que alguns deles já foram juízes do concurso estadual em BH. Entre os sete juízes estão gastrônomos, profissionais de instituições de ensino e pesquisa ligados ao Queijo Minas Artesanal, representantes da Emater-MG, IMA e MAPA.

Eles avaliam apresentação, cor, consistência, textura, paladar e olfato. O concurso visa valorizar, divulgar e estimular a produção de Queijos Artesanais com qualidade. O concurso regional é a fase classificatória para a etapa estadual, onde concorrem os cinco primeiros classificados nos concursos regionais das regiões caracterizadas.

Contando apenas os produtores cadastrados na região de Araxá, chega-se a uma quantidade, aproximada, de 15 toneladas/mês de produção de Queijo. Já foram cadastrados no Programa Queijo Minas Artesanal Araxá 24 produtores.

Atualmente, com suas produções em atividade são aproximadamente 20 produtores.

Serviço

Evento: Etapa Araxá do Concurso Queijo Minas Artesanal.

Data: Sexta feira, dia 11 de abril.

Horário: 15h.

Local: Parque de Exposições Agenor Lemos.

Notícias relacionadas