Super banner

“Expedição Nascentes da Canastra” é premiado no Fatu 2009

“Expedição Nascentes da Canastra” é premiado no Fatu 2009

O documentário “Expedição Nascentes da Canastra” produzido em julho de 2007 por araxaenses foi premiado no 5° Festival de Filmes de Aventura e Turismo (Fatu), realizado em Socorro (SP), cidade referência em esportes de aventura.  O festival aconteceu entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro e contou com 80 filmes inscritos, restando 25 finalistas.

O prêmio de melhor filme saiu para a bela produção Brasil Wild 2009, que cobriu uma das competições de corrida de aventura mais duras do mundo.

Com orçamento modesto, “Expedição Nascentes da Canastra” ficou à frente de produções milionárias e recebeu o prêmio de menção honrosa e reconhecimento juntamente com o filme “Senhores do Vento”, que mostra a travessia feita por Torben Grael (maior atleta olímpico brasileiro de todos os tempos) e outros atletas de ponta da vela ao redor do mundo, sendo uma pelo hemisfério norte e outro pelo hemisfério sul, uma produção com orçamento de R$ 1,4 milhão.

A equipe que produziu “Expedição Nascentes da Canastra” contou com o apoio de empresas araxaenses que acreditaram nos artistas da terra, viabilizando a produção do filme, que custou R$ 2,1 mil.

“Queremos agradecer a todos os parceiros que, mesmo sem conhecerem nosso trabalho, nos deram apoio e confiança. Isso nos estimula a criar novos projetos para mostrar ao mundo a beleza da nossa região e seu potencial turístico”, comemora o diretor do documentário, Juliano Guerra.

Ele foi a Socorro acompanhado por Pedro Eloi, artista araxaense e autor de belas músicas presentes no documentário e vencedor de 32 dos 43 festivais que participou.

Juliano e Pedro Eloi contam que os organizadores do Fatu demonstraram interesse em realizar o festival em Araxá no ano que vem.

Além do festival, os filmes premiados poderão ser vistos na capital São Paulo durante as feiras Photo Image Brazil e Adventure Sport Fair. Serão exibidos também no Nipo Cine Brasil, a amostra ABN AMRO de cinema no Japão. “É a natureza de nossa região sendo mostrada em toda sua exuberância para o mundo”, destaca Juliano.
 
Ficha técnica do documentário “Nascentes da Canastra”

Imagens, direção e edição: Juliano Guerra

Produção: Angelo Maneira Filho, Bruno Henrique de Freitas Borges e Lucas Borges de Resende

Biólogos: Lucas Borges de Resende e Paulo Guimarães Neto

Guia turístico: Marcelo Afonso Borges

Texto: Bráulio Carvalho

Trilha sonora: Studio Complexo B

Narração: Sílvio dos Reis

Notícias relacionadas